Dra Cris

Em qual idade devemos começar a nos preocupar com a saúde bucal?

Um dos acontecimentos mais esperados na vida do bebê é o nascimento dos primeiros dentinhos. Para os pais, essa é uma fase que gera uma série de dúvidas e preocupações, podendo ser desconfortável, aumentando a irritabilidade e o choro.

Cada criança reage de uma maneira e os pais precisam estar preparados para lidar com as diversas situações.

Não existe idade certa para o nascimento dos primeiros dentinhos, mas, geralmente, eles começam a surgir a partir dos 6 meses de vida. O mais comum é que nasçam, primeiro, os dentes do meio da boca, chamados de incisivos centrais, depois os incisivos laterais e, por último, caninos e molares.

Se nenhum dente estiver nascendo a partir do primeiro ano, é aconselhável levar seu filho a um odontopediatra – dentista especializado no atendimento de bebês e crianças – para uma avaliação

A primeira pista de que os dentes estão a caminho é o aumento da salivação, ou seja, a criança começa a babar mais do que o usual e o inchaço na gengiva do bebê. Isso acontece porque a pele se rompe lentamente para o dentinho nascer. Outro sinal são as alterações de comportamento, como agitação, irritabilidade, falta de sono, choro com frequência ou perda de apetite.

No geral, os sintomas aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer. Se seu filho não apresentar qualquer desses sinais, fique tranquilo. Alguns bebês não sofrem absolutamente nada com o nascimento dos primeiros dentinhos.

Quando surgir o primeiro dente, inicie a escovação, após cada refeição, com uma escova de cerdas macias. A recomendação é usar pasta de dente comum, sem sabor alusivo a morango ou sabores adocicados, e sem açúcar com flúor específica para a faixa etária do bebê, indicada pelo seu pediatra. Lembre que o principal é a limpeza com escova, então nem sempre é necessário a pasta de dente.

Os dentes de leite também podem sofrer com a temida cárie. Além disso, eles têm funções importantes como guiar o nascimento dos dentes permanentes e garantir o bom desenvolvimento da mastigação no início da alimentação sólida.

Quando existirem dois dentes com contato próximo, é necessário usar o fio dental uma vez ao dia para complementar a rotina de higiene bucal do bebê. 

Lembre-se: a escovação é muito importante para a saúde bucal e você tem o papel de estimular esse hábito na vida do seu filho desde cedo.

Abraço carinhoso e até breve

Dra Cristiane Schmitz