logo RCN
PASSANDO A LIMPO

Jerry Comper assume Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade de SC

  • ASCOM -

“Muita gente acha que política é uma coisa e cidadania é outra, como garfo e faca, e não é. Política e cidadania significam a mesma coisa.” Mario Sergio Cortella

O deputado estadual Jerry Comper aceitou o convite para integrar o Governo do Estado como secretário de Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina. "A decisão foi em conjunto com a bancada do MDB e acredito que juntos podemos fazer muito mais pelas pessoas e essa é nossa missão, pois o papel de secretário de infraestrutura é um novo desafio em minha caminhada na vida pública e encaro com toda a energia e não faltará trabalho, empenho e dedicação em fazer o melhor para os catarinenses", destacou Comper. 

O parlamentar foi reeleito para o segundo mandato como deputado estadual em 2022 com 64.145 votos.

A posse acontece na quinta-feira da próxima semana, 23, às 14h no Teatro Pedro Ivo em Florianópolis.


Pezenti cobra maior fiscalização na entrada do alho argentino no Brasil

O apelo de milhares de produtores de alho de Santa Catarina, preocupados com a importação do produto argentino, foi levado ao ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, nesta semana, pelo deputado federal Pezenti. O estado é o terceiro maior produtor do país.

“São pequenos produtores que nunca precisaram tanto de apoio como agora. Temos trabalhado lado a lado com a ANAPA por essas famílias, por esse setor tão importante para a nossa economia. Queremos apenas o cumprimento da legislação, que o ministério cumpra a Portaria que ele próprio editou”, explicou Pezenti.

Pioneiro na produção do alho roxo no Brasil nos anos 70, o estado de Santa Catarina enfrenta hoje dificuldades para manter o cultivo da hortaliça. Os produtores estão sendo afetados pela forte entrada de alho do país vizinho no mercado brasileiro fora das regras definidas pela Portaria n° 435, que define o padrão de qualidade e a classificação para o alho.

Em 2022, a Argentina foi responsável por 73% do alho que chegou ao Brasil, o que equivale a 8,73 milhões de caixas de 10kg – o maior valor registrado desde 1997 (9,24 milhões de caixas). Os produtores do Sul são os mais impactados pelo alho argentino devido à safra coincidente. Somente em dezembro, o total internalizado de alho foi quase 1,5 milhão de caixas, um recorde para o mês.

Por fazer parte do Mercosul, o alho vindo da Argentina não paga imposto de importação, mas precisa adequar-se às normas e padrões de classificação. No entanto, segundo denúncias das associações de produtores do Sul do Brasil, boa parte de lá importado não seguiu as regras definidas para o bloco.


Gesto de Gratidão

Após tomar posse como deputado federal, Pezenti fez questão de reservar o primeiro compromisso de sua agenda, agora como parlamentar, para uma visita ao seu padrinho político, Rogério Peninha Mendonça. Eles se encontraram nesta sexta-feira, 10, em Balneário Camboriú.

“Nunca imaginei que um dia fosse trocar meu crachá de assessor por um botton de deputado. Isso só foi possível graças à oportunidade que o Peninha me deu. Por isso, serei eternamente grato e fiz questão de no meu primeiro roteiro no estado depois de tomar posse, lhe fazer uma visita e garantir que vou honrar o seu legado”, destacou Pezenti.

Prefeita Milena Andersen Lopes busca Presidência da FECAM Anterior

Prefeita Milena Andersen Lopes busca Presidência da FECAM

Passeio Ciclístico e Caminhada Próximo

Passeio Ciclístico e Caminhada

Deixe seu comentário