logo RCN

Encontro Catarinense

Participei no último final de semana, em Chapecó, do 4º Encontro Regional da ADJORI/SC e do tradicional Encontro da Associação Catarinense de Imprensa.

Nos encontros não faltaram sorrisos e a alegria por rever velhos amigos. Pude marcar a minha presença com fotos com o amigo João Rodrigues, prefeito de Chapecó, com o maior fotógrafo de Santa Catarina, Mafalda com sua esposa e filha, com o ícone da narração esportiva JB Telles e sua esposa Terezinha que é apiunense, do maior empresário e precursor da mídia digital no estado, o jornalista Marcos Bedin, e tantos outros que ficaria horas a citar.

Só faltou a foto com o renomado jornalista, conhecedor de Apiúna, e amigo de Mário Lamin de Ascurra, Renei Roberto. Renei é natural de Blumenau, reside em Florianópolis há 45 anos, e é locutor dos programas da Fecoagro há mais de 40 anos.

Tudo foi maravilhoso, inclusive a viagem em companhia de minha esposa Márcia.

Que venham os próximos, para mais uma vez matar as saudades dos velhos amigos que jamais deixam a vida gente.

Fecomércio com nova diretoria

Na noite de terça-feira, 9, a nova diretora da Federação de Comércio, Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC) foi empossada para a gestão 2022-2026,  durante evento realizado no Hotel SESC Cacupé. O empresário da região de Balneário Camboriú, Hélio Dagnoni, será o presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac pelos próximos quatro anos.

Eleita em 9 de maio, a diretoria executiva foi composta por 42 membros: presidente, vice-presidente e vice-presidente financeiro e de gestão, 16 vice-presidentes regionais e setoriais,17 suplentes, três conselheiros fiscais e três suplentes. Na quarta-feira, 10, a entidade completa 74 anos de atuação e começa a contagem regressiva para os 75 anos, que serão celebrados em 2023.

A nova gestão estará focada em ações para alavancar a economia catarinense e as condições de trabalho, buscando avanços nas negociações coletivas, principal instrumento para harmonizar as relações patronais e laborais, além do investimento de mais de 20 milhões no SESC e SENAI para 2022 e 2023. "Vamos trabalhar pelo desenvolvimento contínuo dos setores representados pelos 65 sindicatos filiados, com atuação descentralizada por meio dos nossos vice-presidentes", pontuou o novo presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, em seu discurso de posse.

Uma das primeiras agendas da nova diretoria será a apresentação da Carta do Comércio aos candidatos entre agosto e início de setembro. O documento aponta os desafios e principais demandas dos empresários para os novos líderes dos poderes executivo e legislativo.

MPSC ajuiza ação penal contra homem que dizia incorporar "Madre Catarina" e cobrava por falsas operações espirituais em Timbó

Além do falso médium, outras seis pessoas que o auxiliavam foram denunciadas por organização criminosa, estelionato, exercício ilegal da medicina e curandeirismo, de acordo com a participação de cada um deles.

Um homem que teria ludibriado inúmeras vítimas com falsas promessas de cura, praticando supostas cirurgias espirituais, foi denunciado em Timbó pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) pelos crimes de organização criminosa, estelionato, exercício ilegal da medicina e curandeirismo. Outras seis pessoas que o auxiliavam foram denunciadas pelos mesmos crimes, de acordo com a participação de cada um.  

A ação penal foi ajuizada pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Timbó e ainda não foi recebida pela Justiça. Somente após o recebimento, os denunciados passam a ser considerados réus no processo penal, no qual terão amplo direito à defesa e ao contraditório.  

O modus operandi do grupo estava explícito no YouTube, onde publicava vídeos mostrando atendimentos, possivelmente a fim de buscar novas vítimas - após o início da investigação, os vídeos foram retirados da plataforma.  

O homem utilizava-se do codinome "Madre Catarina", para anunciar atividades de cura e cirurgias espirituais que realizava vestido de freira, induzindo as pessoas por meio de ardil a acreditarem que ele poderia, através de "trabalhos" e orações curar todo o tipo de enfermidades. Os demais eram responsáveis por auxiliar diretamente nas cirurgias de “cura espiritual", dividindo entre eles a tarefa de instrumentação, aconselhamento e recebimento de valores ou doações, recepção dos pacientes e segurança velada do local.  

Segundo o Promotor de Justiça Alexandre Daura Serratine os acusados atendiam dezenas de pessoas por dia, cobrando o valor de R$100,00 para realização de cada uma destas cirurgias espirituais ou consultas. No caso específico de um idoso, que resultou na acusação de estelionato, foi cobrado um total de R$800,00.  

O Promotor de Justiça acrescenta que é importante que outras vítimas que se sentiram enganadas pelo grupo procurem a Promotoria de Justiça de suas comarcas ou a Polícia Civil, a fim de que outros possíveis crimes sejam apurados e se busque a responsabilização devida.

Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC 

Valorização da Mulher Anterior

Valorização da Mulher

Encontro Catarinense Próximo

Encontro Catarinense

Deixe seu comentário