logo RCN
PASSANDO A LIMPO

O plantio e a colheita na esfera pública

  

“A palavra do homem bom é mais válida do que o juramento do mentiroso.” Bíblia Sagrada

Amigo leitor, em nosso dia a dia, muitas vezes nos deparamos com a antiga máxima: "só colhemos o que plantamos". No âmbito pessoal, a verdade dessa frase é quase palpável. Se você se dedica aos estudos, colhe conhecimento; se cuida da saúde, colhe bem-estar. Mas e quando transpomos essa sabedoria para o universo da política e da administração pública? Ah, aí a coisa ganha contornos ainda mais complexos e, por vezes, dolorosos.

Na gestão da coisa pública, cada decisão, cada projeto de lei, cada real investido ou desviado é uma semente lançada ao solo. Se plantamos sementes de transparência, ética, planejamento e dedicação ao bem comum, a colheita, ainda que nem sempre imediata, virá em forma de serviços públicos de qualidade, infraestrutura que funciona, segurança e, acima de tudo, a confiança da população. É um ciclo virtuoso onde a boa semente gera frutos que alimentam um futuro mais próspero para todos.

Infelizmente, nem sempre é essa a lavoura que vemos prosperar. Quando o plantio é feito com sementes de corrupção, descaso, populismo e interesses particulares, a colheita é inevitavelmente amarga. A desconfiança popular se instala, o descrédito nas instituições se aprofunda e o caminho para o progresso se torna uma via íngreme e cheia de obstáculos.

Como colunista, e como cidadão, acredito firmemente que a mudança começa justamente na conscientização sobre o plantio. Afinal, aqui o solo é fértil, mas só nos dará bons frutos se o tratarmos com o respeito e a seriedade que ele merece.

Sindicância sobre Medicamentos de Alto Custo em Apiúna

Após a saída da farmacêutica responsável da Unidade Central de Saúde problemas de gestão estão sendo investigados.

O prefeito de Apiúna, Marcelo Doutel da Silva, através da Portaria nº 0594/2025, de 1º de julho de 2025, determinou a instauração de uma sindicância para investigar possíveis irregularidades na dispensação de medicamentos de alto custo no município.

A medida foi tomada com base em um Relatório de Verificação elaborado pela Controladoria Geral do Município. Para conduzir a investigação, foi designada uma Comissão de Sindicância composta por Marileia Rezini Carolina Muller como Presidente e Adriano dos Santos como membro.

A comissão terá amplo acesso a documentos e poderá colher depoimentos e outras provas que julgar necessárias para a elucidação dos fatos. O prazo para a conclusão do procedimento administrativo é de 30 dias.

Arão Josino vai a Brasília em busca de recursos para obra de macrodrenagem no Centro de Ascurra

O prefeito de Ascurra, Arão Josino, esteve em Brasília nesta semana em uma agenda estratégica para resolver um dos maiores problemas históricos do município: os alagamentos no centro da cidade. Em audiência no Departamento de Repasses e Financiamento da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, o prefeito apresentou o projeto técnico de macrodrenagem, estimado em R$17 milhões.

Durante o encontro, foram discutidas questões técnicas relacionadas à proposta, que tem como objetivo principal a solução definitiva dos frequentes alagamentos que atingem o centro de Ascurra, especialmente durante os temporais de verão. Alagamentos que prejudicam o comércio local, residências, além de comprometer a mobilidade urbana e regional.

Após a apresentação técnica, Arão esteve na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, onde formalizou o pedido de inclusão da obra no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O prefeito destacou que essa é uma obra de impacto microrregional, uma vez que as ruas afetadas são vias de acesso ao Fórum da Comarca, além de rota do Corpo de Bombeiros que atende também os municípios vizinhos de Rodeio e Apiúna.

“Não estamos falando apenas de infraestrutura. Estamos tratando de segurança, mobilidade e desenvolvimento. Essa obra é fundamental para garantir qualidade de vida à população e o pleno funcionamento dos serviços públicos da nossa região”. Afirmou Arão Josino.


Vem aí o campeonato municipal de futsal 2025 de Ascurra

Sempre colhendo bons frutos o esporte ascurrense vai entrar, no dia 7 de julho, em um clima de disputas pela glória de ser campeão na modalidade mais popular na região  com o início do Campeonato Municipal de Futsal 2025. A competição, promovida pela Diretoria Municipal de Esportes, reúne atletas que residem, trabalham ou estudam no município, e promete agitar a cidade com partidas disputadas e muita vibração das torcidas.

Os jogos acontecerão no Ginásio de Esportes do Parque Per Tutti, com rodadas realizadas exclusivamente durante os dias de semana, contemplando os naipes masculino e feminino. A expectativa é de grande participação do público e um espetáculo à parte dentro e fora das quadras.

“O Campeonato Municipal é mais do que uma competição. É um espaço de convivência, saúde e valorização das pessoas da nossa cidade. Investir no esporte é investir em gente, e é isso que estamos fazendo”. Destacou o prefeito Arão Josino.

Com entrada gratuita, o campeonato se consolida como uma das principais ações de incentivo ao esporte amador em Ascurra, proporcionando lazer, integração e oportunidades para atletas de todas as idades. As finais acontecem no dia 18 de julho, com grandes decisões que prometem fortes emoções e casa cheia no ginásio.

A Prefeitura de Ascurra convida toda a comunidade a acompanhar os jogos, torcer e viver de perto essa grande festa do futsal local.

O plantio e a colheita na esfera pública Anterior

O plantio e a colheita na esfera pública

O Estado somos nós Próximo

O Estado somos nós

Deixe seu comentário