“Quem não tem o que fazer inventa histórias e quem não tem o que falar costuma dizer calunias e difamações.”
A única ligação para veículos pesados do Bairro Margem Esquerda (Apiúna) e de Guaricanas (Ascurra) com a BR470 passa pela ponte Hercílio Luz que ruiu há dez meses. O trânsito hoje passa por um desvio improvisado que com as frequentes chuvas passa por diversas interdições.
Após superar toda a burocracia, conhecida, as obras das cabeceiras foram realizadas, mas nada da ponte.
Por que ainda não está pronta a ponte?
Muito se especula e em algumas dessas fala-se em erro de projeto e má execução.
No dia dezoito de abril às 14h58 a Prefeitura de Ascurra publicou em seu portal a seguinte Nota Oficial de Esclarecimento:
“A Prefeitura de Ascurra vem, através de Nota Oficial, esclarecer a população sobre a situação da obra da nova ponte do bairro Guaricanas. A realização é da Administração Municipal e da Defesa Civil de Santa Catarina.
Após a conclusão das cabeceiras da ponte, em uma visita de vistoria dos técnicos da Defesa Civil de Estado, foi solicitada pelos técnicos uma intervenção na obra da cabeceira devido à altura dela, que ficou superior aos outros kits que o estado disponibiliza para os municípios. O objetivo dessa intervenção é ampliar a base onde será instalada a plataforma, dando melhor sustentabilidade.
Destacamos que não existe nenhuma irregularidade ou defeito com a estrutura construída, em projeto desenvolvido conforme diretrizes da Defesa Civil de Santa Catarina. O processo para promoção das intervenções solicitadas pelo órgão está acontecendo no setor de engenharia da Prefeitura de Ascurra.
No momento, o acesso para o bairro Guaricanas segue sendo o desvio secundário, localizado ao lado da obra da nova ponte, que receberá manutenções periódicas para garantir uma passagem com qualidade e segurança aos moradores.
Também reafirmamos que a nova ponte do bairro Guaricanas é uma melhoria garantida, com acordo firmado com a Defesa Civil de Santa Catarina. Assim que a intervenção solicitada pelos técnicos estaduais for executada, a estrutura passará por uma nova vistoria e, com a liberação dos responsáveis, será feita a instalação do Kit de transposição, que é a ponte pré-moldada.
A Prefeitura de Ascurra também já executou, nesta semana, a licitação de compra da estrutura de proteção lateral (corrimão ou guarda-corpo) para a nova Ponte, como proteção para ciclistas e pedestres.
O Setor de Planejamento da Prefeitura de Ascurra está se esforçando para tornar esta obra uma realidade, com a qualidade e segurança que a comunidade ascurrense merece. Entendemos a importância desta rota, e estamos empenhados em garantir a entrega desta ponte, que é uma demanda de mais de uma década, o quanto antes. Pedimos a compreensão da população.”
Os cidadãos que precisam do acesso aguardam ansiosos pela finalização da obra.
Deixe seu comentário