“Ser odiado por uma multidão de ignorantes é o preço de não ser um deles.” Olavo de Carvalho
Faltando pouco mais de dez meses para um novo processo eleitoral, neste país que tudo para a cada dois anos, as conversas nos bares e afins já começam a polemizar sobre o tema eleições para Prefeito.
Em Apiúna as conversas passam por assuntos nada convencionais para os costumes locais: a união de água e vinho.
Falam até mesmo de coligação entre a parte dissidente do atual PL com o MDB coisa inimaginável em outros tempos.
Pois é, o ex-vereador, por dois mandatos, Renê Ângelo Schulz e seu pai Roberto deixaram o PL para retornar as suas origens políticas – ainda não montaram outro diretório e ainda não definiram qual sigla partidária – buscando assim por uma nova proposta para as eleições de 2024.
Após a dissidência de Renê surgiram os comentários – junto aos balcões dos botecos – de que Renê encabeçara uma chapa para Prefeito em 2024 e que seu vice seria Germano Costa, hoje um dos líderes do MDB local. Até mesmo a opção do ex-prefeito Jamir Marcelo Schmidt concorrendo a vereador foi levantada.
Se só passam de conversas de boteco não sei, só sei que o atual prefeito Marcelo já se apresentou como candidato e que muitos brigam para ser seu vice. As disputas mais fortes estão entre o vereador Bussi e o atual vice Jean. Mas, por “bocas de Matilde” fiquei sabendo que Jean quer sim é ser prefeito.
O melhor
O melhor para todos e para o crescimento da nossa Apiúna seria uma chapa única não dando assim oportunidade para promessas, para os cabides de emprego e nem para o financiamento de candidatos a vereador, fazendo com que os que realmente querem lutar pelo município se fortaleçam para o pleito eleitoral.
Apiunense cria canal de entretenimento e curiosidades no Youtube
O Youtube ganhou um novo criador de conteúdo de entretenimento e de extrema qualidade. O canal "Sabia Disso?" vai expandir seus horizontes com curiosidades incríveis sobre uma variedade de tópicos. De ciência e tecnologia a cultura e história, este canal tem tudo para alimentar sua curiosidade e satisfazer sua sede por conhecimento. Com apresentações divertidas e informativas, o “Sabia Disso” é perfeito para quem busca aprender algo novo todos os dias. Lá você vai descobrir fatos interessantes e curiosos que vão deixar você impressionado e maravilhado com o mundo que nos rodeia.
O “Sabia Disso?” lançou seu primeiro vídeo e o dono do canal está animado para convidá-los a assisti-lo.
“Vamos trazer conteúdos incríveis, curiosidades surpreendentes e muita informação”, salientou.
Se inscrevam no canal (link abaixo ou através do QR code) e ativem o sininho para receberem notificações sempre que tiver um novo vídeo. Vocês não vão se arrepender!
https://www.youtube.com/watch?v=M6KWXo7YGJo

Doce Páscoa
Vem aí a segunda Doce Páscoa de Apiúna!
Colocar desenho de um coelhinho, talvez só a cabeça com as patinhas dianteiras
No dia 08 de abril das 14h às 18h você e sua família estão convidados pela Prefeitura de Apiúna para um evento cheio de diversão no Parque Municipal Aquidabã. Brincadeiras, oficinas, distribuição de algodão doce, pipoca e picolé para deixar a tarde ainda mais doce.
Leve as crianças e curta conosco essa festa incrível!
Operação Estrada em Dia
As chuvas frequentes que têm ocorrido nos últimos dias têm prejudicado as estradas, principalmente do interior, dificultando a manutenção das mesmas.
Devido a isso, nos próximos dias com a melhora do tempo, a Prefeitura de Apiúna dará início a operação “Estrada em Dia”, com a revitalização dos trechos mais prejudicados, através do patrolamento e reforço na frota de caçambas para a macadamização.
"Estamos cientes das condições das estradas e tomaremos medidas que visam melhorar suas condições, garantindo a segurança e a comodidade dos moradores destas localidades mais afetadas pelas chuvas", ressalta o prefeito Marcelo Doutel da Silva.
Marcelo pede a compreensão de todos durante o período de obras e pede para que os motoristas redobrem a atenção ao trafegar pelas estradas.
“Estamos empenhados em oferecer cada vez mais qualidade de vida a toda população de Apiúna.”
“Os bombeiros voluntários pedem socorro”
Com indignação, o deputado estadual Napoleão Bernardes reagiu ao projeto de lei em tramitação no Congresso Nacional que pode inviabilizar a atuação dos Bombeiros Voluntários em todo o país. Ele é um dos membros da Frente Parlamentar em Defesa das Corporações Voluntárias, instalada nesta terça-feira, 14, na Assembleia Legislativa, com a presença de bombeiros civis de todas as regiões do Estado.
O grupo foi criado com o objetivo de lutar pela rejeição do PL já aprovado na Câmara dos Deputados e em análise no Senado Federal. Entre os dispositivos que vêm gerando polêmica estão a submissão das unidades voluntárias ao controle direto dos Corpos de Bombeiros Militares, e a proibição de que as corporações mantidas pelas comunidades sejam denominadas “bombeiros” e utilizem o termo em equipamentos, veículos e uniformes.
“Não podemos permitir que uma proposta esdrúxula decrete a morte dessas corporações tão valorosas compostas por profissionais abnegados, que prestam serviços essenciais não apenas para os catarinenses, mas para toda a população brasileira. As leis precisam vir para somar, e não para criar mais impedimentos, burocracia e barreiras para aquilo que está consolidado e funciona tão bem”, afirmou Napoleão.
Atualmente, Santa Catarina conta com 31 corporações voluntárias e cerca de 5 mil integrantes, que atuam em 50 municípios e prestam socorro a 1,6 milhão de pessoas. No Vale Europeu, cidades como Indaial, Pomerode, Ascurra, Apiúna e Rodeio são atendidas pelos civis. “Em time que está ganhando, não se mexe. Nós, deputados, faremos uma forte defesa para garantir que esses voluntários continuem salvaguardando e protegendo a vida dos cidadãos”.
Foto Napoleão crédito Bruno Collaço/Agência ALESC

“SC não pode se tornar um canteiro de obras inacabadas”
A suspensão dos repasses estaduais para obras em execução nos municípios catarinenses vem gerando grande apreensão entre prefeitos e populações locais. Essa situação ocorre desde o início do ano, devido à transição e reorganização de governo, o que tem ocasionado insegurança jurídica, incerteza financeira e, consequentemente, a paralisação de frentes de trabalho.
O impasse foi levado a discussão na Assembleia Legislativa por intermédio do deputado estadual Napoleão Bernardes. Em seu pronunciamento, o parlamentar fez um apelo para que o governador Jorginho Mello retome os pagamentos e dê prosseguimento aos compromissos assumidos pela gestão anterior.
“O respeito ao dinheiro público passa pela continuidade de obras iniciadas. O CNPJ do Governo é um só e aquilo que foi pactuado, assinado e teve desembolso não pode ficar sob suspeição. A segurança jurídica deve prevalecer e ser respeitada”, afirmou.
Na ocasião, o deputado demonstrou preocupação com a possibilidade de que o Estado decida pela conversão das transferências especiais, firmadas no âmbito do Plano 1000, em convênios. Segundo Napoleão, a mudança do instrumento jurídico foi cogitada durante reunião com técnicos da Secretaria de Estado da Infraestrutura na semana passada.
No Vale Europeu metade dos 14 municípios serão impactados por eventual exigência de alteração do instrumento jurídico para retomada dos repasses estaduais. São 34 obras em execução na região enquadradas no modelo de transferências especiais e aguardam um desembolso de R$68 milhões para finalização.
Deixe seu comentário