logo RCN
PASSANDO A LIMPO

Os fatos da semana

 

“Na política, o traidor, sem querer, enaltece o bom caráter do traído e expõe a todos a própria mediocridade.” João Nazareno

Caros leitores, é com a nossa tradicional lupa que volto a analisar os fatos mais relevantes da semana, passando a limpo as informações que impactam o nosso cotidiano. Desta vez, olho para as recentes inovações em segurança e infraestrutura em Apiúna, os eventos culturais de Ascurra e, claro, os destaques da movimentada pauta legislativa em Santa Catarina e a constante desmoralização do nosso congresso.

Segurança nas Escolas em Apiúna

O prefeito de Apiúna apresentou em suas redes sociais o novo sistema de monitoramento para as escolas municipais. Focado em segurança, o sistema inclui reconhecimento facial e detecção avançada de objetos, visando garantir um ambiente escolar mais protegido para a comunidade.

Investimento em Infraestrutura

A Prefeitura de Apiúna adquiriu um novo rolo compactador JCB 116D por R$590 mil, utilizando recursos do próprio município. O equipamento, com cabine fechada e ar-condicionado, tem peso operacional de 12.150 kg e promete aumentar a eficiência das obras de manutenção de estradas em cerca de 30%, otimizando o tempo de execução e a qualidade do serviço.

Cultura e Economia em Ascurra

No dia 12, sábado, a "Vendita Arte e Agricultura" movimentou o Passiflora Garden e parte da Rua Dom Bosco, no centro de Ascurra. O evento, que contou com exposição de flores, artesanato e produtos agrícolas locais e da região, atraiu famílias e é visto pelo prefeito Arão como um catalisador para a economia criativa e o desenvolvimento econômico do município.

A feira é organizada pela amiga Andréia Aparecida Oliveira há muito, mas agora tomou corpo e passou a ser um evento oficial do município contando com a participação da Prefeitura através da secretaria de desenvolvimento municipal na pessoa do secretário Luan Fávero.

Já no domingo, foi a vez de São Cristóvão ser homenageado em um desfile de quase uma centena de caminhões com o desfecho no bairro Estação com mais uma grandiosa festa de São Cristóvão. O prefeito Arão e o vice Soíres, prestigiaram o vento.

Arão parabenizou em suas redes sociais toda equipe da @saocristovaoascurra pelo belíssimo final de semana dedicado ao padroeiro dos motoristas.

No próximo sábado, 02, começam as festividades da Per Tutti com o famoso stammtisch italiano de Ascurra, o Mangia Parole, com muita comilança, chope e concurso da melhor polenta. Também muita música e animação.

Pauta da ALESC em Destaque

A Assembleia Legislativa aprovou uma série de projetos de lei de autoria parlamentar. Entre eles, destaca-se o que cria o Cadastro Estadual de Pessoas em Situação de Rua, de autoria do deputado Alex Brasil. A proposta, que recebeu um voto contrário do deputado Marquito (Psol), tem como objetivo subsidiar políticas públicas e coletar dados biométricos e fotos para apoiar o acolhimento e a reinserção social. O cadastro será operacionalizado pela Secretaria de Segurança Pública.

Outros projetos aprovados incluem a destinação de veículos apreendidos para treinamento do Corpo de Bombeiros, a instituição do Dia Estadual de Valorização do Sesc e Senac em 16 de maio, e a criação de um orquidário vertical na Alesc. Os parlamentares também rejeitaram por unanimidade o veto do governador a um projeto que regulamenta a profissão de guia de turismo no estado.

Decisão do STF Gera Reação no Congresso

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), validou a maior parte do decreto presidencial que eleva o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). A decisão gerou forte reação de deputados da oposição, que consideram a ação uma "desmoralização para o Congresso", uma vez que a Câmara dos Deputados havia votado com 383 votos a favor da suspensão do IOF. Parlamentares da base governista, por outro lado, classificaram a atuação do ministro como equilibrada. O único trecho suspenso por Moraes no decreto trata das operações de "risco sacado". Uma modalidade de antecipação de recebíveis que envolve três partes: O comprador (sacado), geralmente uma grande empresa, que compra a prazo de seus fornecedores; O fornecedor (cedente), que vende a prazo e tem o direito de receber o valor; a instituição financeira, um banco ou outra empresa que atua como intermediária.

Os fatos da semana Anterior

Os fatos da semana

Semana movimentada Próximo

Semana movimentada

Deixe seu comentário