logo RCN
EDITORIAL

Longa caminhada

O município de Apiúna foi criado em 1988, janeiro, e teve seu primeiro prefeito em 1989, mas para chegar até ali foram muitas lutas disputas políticas. Este grande território era parte integrante de Indaial, mas que nada valia para o mesmo, segundo os discursos inflamados de vários políticos daquela terra. “Só dá prejuízo; Nós sustentamos tudo aquilo”, e assim por diante, mas sempre que se cogitava a independência, a mesma não seguia adiante, até que um dia não puderam mais segurar o rumo da história. Apiúna era um território independente de Indaial. Aquele, que apregoavam ser um município pobre e que logo pediria para voltar a ser integrante de Indaial, hoje é um próspero município do estado de Santa Catarina.

Um pouco de história

Apiúna comemorou no primeiro de junho 34 anos de Instalação do Município de Apiúna e 156 anos de História desde o início de sua colonização.

A saga dos imigrantes em Apiúna atravessou grandes obstáculos, não sendo diferente das tantas histórias das migrações no Vale do Itajaí. Sua história teve início na metade da década de quarenta, século XIX, portugueses advindos do litoral, região de Tijucas, por aqui estiveram; índios, onças, cobras e as dificuldades naturais de uma nova terra afastaram os intrépidos aventureiros; poucos aqui ficaram e se fixaram nas proximidades da localidade de Subida onde por volta de 1867 foi implantado, no lugar denominado de Morro Pelado, a Rancharia de Passo Odebrecht para dar segurança aos tropeiros que por aqui passavam.

Em 29 de setembro de 1878 com a chegada de 150 imigrantes italianos, advindos dos núcleos de colonização da região, foi fundado o povoado Bugherbach, Ribeirão do Bugre. Advieram várias outras denominações: Ribeirão Neisse, Aquidaban e por fim e por força de lei em 1941, o nome Apiúna, de origem indígena que significa Cabeço-Negro devido a pitoresca montanha arredondada com forma de cabeça e escura existente na sede do município conhecida pelo nome de morro Dom Bosco.

Apiúna foi emancipada de Indaial em janeiro de 1988 e instalado o município em 1º de junho de1989, tendo como seu primeiro prefeito municipal o empresário Nicanor Morro.

Parabéns a todos que contribuíram para a construção desta grande história.

“Apiúna, tens o dom da natureza no teu nome a grandeza de um povo vencedor”.

Expectativa e a realidade Anterior

Expectativa e a realidade

Uma vergonha Próximo

Uma vergonha

Deixe seu comentário