Clima e tempo

SC entra em alerta de perigo para ventos de 100 km/h e chuva intensa, aponta Inmet

  • Alerta vale para toda SC (Foto: Inmet, Divulgação) - SC entra em alerta de perigo para ventos de 100 km/h e chuva intensa, aponta Inmet

A Defesa Civil mantém atenção em todo o Estado diante do risco de temporais provocados por um ciclone extratropical que avança pelo Sul do país.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja de perigo para Santa Catarina neste domingo (12), devido à previsão de chuva intensa e ventos que podem atingir 100 km/h. O alerta vale para todas as regiões do estado e indica risco de alagamentos, queda de árvores, danos em plantações e interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Segundo o Inmet, são esperados acumulados de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou de 50 a 100 milímetros por dia, além da possibilidade de queda de granizo em algumas áreas. A Defesa Civil reforça que os fenômenos climáticos estão relacionados ao avanço de uma frente fria, provocada por um ciclone extratropical com centro entre a Argentina e o Uruguai.

O que fazer em caso de ventos fortes e chuva intensa

Durante a vigência do alerta, os órgãos de emergência orientam que a população:

Previsão para segunda-feira (13)

A Defesa Civil informou que, na segunda-feira (13), o sistema meteorológico deve se afastar gradualmente de Santa Catarina, trazendo uma melhora nas condições do tempo.
Apesar disso, ainda podem ocorrer pancadas isoladas de chuva e temporais localizados entre o Meio-Oeste e o Litoral, principalmente durante o dia, por conta do aquecimento da superfície e da alta umidade.

Leia também: Motociclista é atingido por deslizamento de terra na BR-282 em Nova Itaberaba

O risco para novos temporais será considerado baixo, mas o órgão mantém o monitoramento constante das condições climáticas.

Monitoramento contínuo

A Defesa Civil orienta que os moradores acompanhem os alertas oficiais pelos canais de comunicação do órgão, como o site e as redes sociais. É possível também receber avisos gratuitos via SMS — basta enviar o CEP de sua cidade para o número 40199.

  • Evite se abrigar sob árvores, placas ou estruturas metálicas;
  • Desligue aparelhos eletrônicos das tomadas durante tempestades;
  • Reforce janelas, telhados e objetos que possam ser arrastados pelo vento;
  • Evite trafegar por áreas alagadas ou com enxurradas;
  • Em caso de emergência, acione a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).

Fonte: Inmet


Siga-nos no