Dengue em SC

Dengue SC: Estado intensifica ações contra o Aedes aegypti com foco em escolas e vacinação

  • Foto: ilustratica / SECOM - Dengue SC: Estado se mobiliza com ações de enfrentamento ao Aedes aegypti

Santa Catarina mobiliza escolas e municípios em uma grande campanha de combate à dengue, com foco em prevenção, vacinação e conscientização ambiental.

Santa Catarina reforça o enfrentamento à dengue, zika e chikungunya diante do aumento dos casos e da chegada do período de maior risco para proliferação do Aedes aegypti. Em 2025, o Estado já registrou 20 mortes por dengue e os primeiros óbitos por chikungunya, o que levou o governo estadual a ampliar as estratégias de combate ao mosquito e prevenção das arboviroses.

Entre 27 de outubro e 8 de novembro, será realizada uma mobilização nas escolas públicas e privadas, organizada pelas Secretarias de Saúde (SES) e Educação (SED), em parceria com a Federação Catarinense de Municípios (FECAM). O objetivo é engajar crianças, professores e famílias na eliminação de focos de água parada e no aprendizado sobre os riscos da doença.


“Somente com a colaboração de todos conseguiremos vencer essa doença e evitar o aumento de casos”, afirmou o secretário estadual da Saúde, Diogo Demarchi, ao destacar o impacto direto da dengue sobre a rede de atendimento.


Risco cresce com novo sorotipo da dengue

Segundo o diretor da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), João Augusto Fuck, o Estado já detectou a circulação de um novo sorotipo do vírus, o que aumenta o risco de reinfecções e de casos graves.

“As condições climáticas começam a se tornar favoráveis e podem contribuir para o aumento da transmissão nas próximas semanas e meses”, alertou.

A campanha inclui a capacitação para o uso do Biolarvicida Regionalizado (BRI) — produto biológico utilizado para eliminar larvas do mosquito — e inspeções estruturais em escolas, como limpeza de calhas, caixas d’água e pátios.

Foco na conscientização e vacinação

Além das ações nas escolas, o governo também incentiva a vacinação contra a dengue para adolescentes de 10 a 16 anos, atualmente disponível em 100 municípios das regiões Nordeste, Vale do Itapocu, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Oeste, Alto Uruguai Catarinense e Foz do Rio Itajaí.

Leia também: Criança é encontrada morta após ser arrastada pela correnteza em Itapoá

A FECAM reforçou o compromisso dos municípios no combate à doença. “A dengue se combate no quintal de casa, e cada município tem um papel vital. A união de esforços é a chave para vencermos este desafio”, destacou o presidente da federação e prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Ações simples que ajudam a eliminar o mosquito

  • Evitar o acúmulo de água da chuva em recipientes como pneus e garrafas;
  • Lavar semanalmente os potes de água dos animais com escova e sabão;
  • Colocar areia nos pratinhos de plantas e trocar a água das folhas acumuladas;
  • Manter piscinas tratadas e lixeiras sempre tampadas;
  • Armazenar pneus e materiais recicláveis em locais cobertos e secos.
Fonte: SECOM

Siga-nos no