logo RCN
PASSANDO A LIMPO

Plano Diretor de Ascurra gera discussões acirradas

Conversando com uma pessoa de Ascurra obtive a informação de que foi realizada uma reunião para debater o Plano Diretor daquele município. Parece que a decisão não será fácil e não importando o resultado não agradará grande parte da população. O que entendo é que tem muita gente preocupada com o orçamento secreto do Governo Federal, e realmente é preciso que as pessoas saibam que o tal orçamento é mais mão na mão de relatores do Congresso Nacional, que num passado, não muito longínquo, promoveu negociações e corrupção deslavada.

Mas, na verdade, precisamos mesmo é nos preocupar com o futuro de nossas cidades. Nesta semana, segunda-feira, foi realizada mais uma reunião sobre o plano diretor do município de Ascurra e as discussões ainda estão muito acirradas. De um lado há intenções de crescimento para o município, porém, parecem promover mais o empresariado do que a ordem urbana.

Dez mil metros de área na Rua Santa Catarina estão totalmente perdidos do que realmente é indicado como Zona Industrial no município e sem qualquer conexão com a Rodovia BR470.

Na citada área também existe um projeto de um loteamento com mais de 400 lotes e a determinação de área industrial vai de encontro ao projeto.

Segundo o posicionamento das pessoas contrárias a decisão, a via não tem largura apropriada para a abarcar um polo industrial, além de que o tráfego de caminhões para escoamento da produção teria de passar pelo centro da cidade ou por um bairro residencial, do município vizinho, para chegar à rodovia.   

Ronney Sávio Luciano, corretor de imóveis, presente a audiência pública (desconhecida por muitos) questionou rispidamente o advogado da Prefeitura Municipal deixando claro o descontentamento da maioria, pois segundo ele, o plano diretor só beneficia alguns investidores da cidade.

É importante entender que o plano diretor deve organizar a cidade, e há uma grande diferença entre áreas destinadas à comércio e as indústrias que são potencialmente poluidoras e com grande risco.

É estranho que algumas pessoas insistem em determinar à maioria um posicionamento pessoal que nada ou pouco beneficia a comunidade.

Ademais a todos os questionamentos, fica também aqui colocado a falta de transparência que é dada ao assunto (planos diretores) e a todas as publicações legais, não só em Ascurra, mas em toda a região.

Sala do Empreendedor de Rodeio é campeã em atendimento em SC Anterior

Sala do Empreendedor de Rodeio é campeã em atendimento em SC

Mais um troco em Colombo Próximo

Mais um troco em Colombo

Deixe seu comentário