Eleições 2024
Jorginho Mello na região
Na segunda-feira, 23, o governador licenciado, Jorginho Mello, esteve na região apoiando os candidatos de sua sigla partidária. Em Timbó atendeu o candidato a vice-prefeito Lucas Noriler do PL e o seu parceiro de chapa do MDB, Nei Venturi. Jorginho gravou vídeo de apoio aos candidatos de Rodeio e também para os candidatos de Ascurra Rosimar do PL e Maicon Possamai do MDB.
Em Apiúna, Jorginho foi recebido pelos 19 candidatos a vereador da coligação e pelos candidatos do PL a Prefeitura de Apiúna, Marcelo e Jean. Jorginho caminhou pela avenida Quintino Bocaiúva e visitou algumas empresas.
Mesmo em campanha, vale salientar, que antes de se licenciar, Jorginho liberou mais uma parte dos recursos para a continuidade das obras da ligação asfáltica entre Ascurra e Indaial.
Justiça Eleitoral reforça acessibilidade nas Eleições 2024
Nas Eleições Municipais de 2024, do total de 155.912.680 eleitores aptos a votar em todo o país, 1.451.846 se declararam portadores de alguma deficiência. É o maior número de votantes desse segmento social registrado até o momento na história dos pleitos brasileiros. Santa Catarina tem 36.012 eleitores aptos a votar que declararam ter algum tipo de deficiência: visual, de locomoção, auditiva ou qualquer dificuldade para o exercício do voto.
Para garantir a participação de todas as pessoas e, ao mesmo tempo, assegurar o sigilo do voto, o TSE inovou incluindo, nas normas eleitorais, instrumentos mais seguros e transparentes de acesso à cabine e a possibilidade de votar com autonomia e tranquilidade. Nas resoluções que cuidam do atual processo eleitoral, foram incluídas medidas para aumentar a acessibilidade dos eleitores, tais como treinamento específico de mesárias e mesários e o direito de eleitores com alguma deficiência à assistência e ao auxílio por alguém de sua escolha no ato de votar.
Eleitor com deficiência poderá votar acompanhado no dia da eleição
O auxílio de um acompanhante ao eleitor com deficiência ou mobilidade reduzida na cabine de votação é permitido desde que a pessoa não esteja a serviço da Justiça Eleitoral, partido político ou coligação, de acordo com Art. 101 da Resolução TSE nº 23.611 de 2019. O acompanhante deverá mostrar documento com foto para identificação, e a verificação sobre a possibilidade dessa medida fica sob a responsabilidade do presidente da mesa receptora de votos.
Eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida também fazem parte do grupo preferencial para votar. A preferência considera a ordem de chegada na fila de votação, exceto em relação a eleitores maiores de 80 anos, pois estes terão preferência sobre os demais eleitores independentemente da ordem de chegada.
3 municípios de SC podem ter 2º turno em 27 de outubro
Dos 5.569 municípios que participarão das Eleições 2024, cujo 1º turno está marcado para 6 de outubro, apenas 103 localidades poderão escolher o prefeito em uma segunda etapa do pleito, prevista para o dia 27 do mesmo mês. Isso porque a Constituição Federal e a Resolução TSE n. 23.734/2024 determinam que somente as cidades com mais de 200 mil eleitores aptos a votar poderão ir ao 2º turno, caso nenhum candidato tenha sido eleito por maioria absoluta (metade mais um dos votos válidos) na primeira fase da eleição.
Em Santa Catarina houve o aumento de 151.001 eleitores em comparação a 2022, com 5 mil eleitores aptos para votar nas eleições de 2024. Hoje, dez cidades compõem o maior eleitorado do estado, com Joinville (434.821), Florianópolis (410.812) e Blumenau (265.491) liderando a lista e, por isso, são os três municípios que têm possibilidade de segundo turno. Já Jardinópolis (1.723) e Flor do Sertão (1.731) são as cidades com o menor número de eleitores.
Deixe seu comentário