Marcelo lança Operação Maquinário na Estrada para recuperar estradas rurais

“Democracia? É dar, a todos, o mesmo ponto de partida. Quanto ao ponto de chegada, isso depende de cada um.” Mário Quintana
A busca pelo conhecimento é, talvez, a mais nobre das jornadas humanas. Em tempos de informação abundante e, paradoxalmente, de desinformação crescente, o discernimento é a maior das defesas. O verdadeiro conhecimento não se limita a fatos e dados, mas reside na capacidade de analisar, questionar e formar uma opinião sólida e autônoma. É por meio dele que o indivíduo se liberta de narrativas prontas e constrói seu próprio caminho, fortalecendo a iniciativa e o empreendedorismo que movem uma sociedade livre.
Os prefeitos do Vale Europeu buscam este conhecimento em uma missão à Itália, enquanto jovens da escola Victória buscam através da poesia o saber sobre cooperação.
Vamos aos destaques dessa semana.
Prefeitos Arão e Marcelo participam de missão internacional
Os prefeitos Arão Josino de Ascurra e Marcelo Doutel de Apiúna integram a comitiva da Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE) em missão internacional pelos países da Itália e Alemanha. Além deles, participam outros cinco prefeitos da região: o prefeito de Blumenau, Egídio Ferrari, o prefeito de Rodeio, Nei Venturi, e o de Rio dos Cedros, Jorge Luiz Stolf.
Foto arquivo Amve
Que fique bem claro que a participação dos prefeitos na comitiva da AMVE não gera gastos para as Prefeituras.
Além dos Prefeitos, compõem a missão diretores da Amve e do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí.
A missão do Vale Europeu busca inovação e parcerias na Itália e Alemanha participando de encontros e visitas técnicas entre 13 e 23 de setembro, com foco em gestão pública, mobilidade, cultura e desenvolvimento regional.
Segundo o presidente da Amve, Marcelo Doutel da Silva, que lidera a missão, a iniciativa amplia oportunidades de cooperação e de aprendizado mútuo: “Além de intercâmbio técnico, buscamos ampliar o diálogo e aproximar a relação entre territórios que compartilham valores semelhantes. Aqui, também temos experiências exitosas que podem ser mostradas e estamos preparados para parcerias internacionais com foco em ações que tragam eficiência para a gestão municipal”, declara.
Na Itália, estão previstas reuniões com a Câmara de Comércio e Indústria de Trento, com a Universidade de Trento e com a Associação Trentini nel Mondo, além de audiências com os prefeitos de Nago-Torbole, Fornace e Trento, bem como com o presidente da Província de Trento. Também será realizado um ato de assinatura de cooperação com o Consórcio dos Municípios da Itália.
Na Alemanha, a agenda inclui participação na abertura oficial da Oktoberfest de Munique, em uma oportunidade de aproximação cultural e econômica, além de reuniões no Consulado-Geral do Brasil e visitas técnicas a obras de mobilidade urbana regional.
A missão reforça o papel da Amve como articuladora regional e parceira no fortalecimento das políticas públicas, promovendo a integração do Vale Europeu em redes internacionais de inovação, desenvolvimento e cooperação.
DESTAQUE PARA ASCURRA
O ponto alto da missão, para Ascurra, será a audiência com o Síndaco di Borgo Valbelluna, Stefano Cesa, para dar sequência às tratativas referentes à assinatura de um acordo internacional de cidades-irmãs (gimellagio) entre Ascurra e Borgo Valbelluna — cidade de origem da maioria dos imigrantes que fundaram Ascurra em 1876. Esse acordo integra as comemorações dos 150 anos da imigração italiana em Santa Catarina, marco em que Ascurra é reconhecida como berço da colonização veneta no estado.
“Vivendo a cooperação na escola com um olhar sensível para o lugar”
As turmas dos 7º anos da Escola Básica Municipal Victória Cerutti Petters, através de um concurso cultural promovido por uma cooperativa, realizaram a escrita de poemas com o tema “Vivendo a cooperação na escola com um olhar sensível para o lugar”. A elaboração destes poemas foi realizada na disciplina de língua portuguesa com a professora Ana Paula Custódio. De todos os poemas escritos, três foram selecionados para etapa futura.
Todos unidos (Aluna: Lais Petry Hasckel)
Na escola precisamos conviver com responsabilidade
Respeitando os outros independente do lugar.
Cooperar é atitude, é valorizar de verdade,
Aceitar as diferenças sem julgar.
Cooperar com gestos de afeto e valor
É ver beleza na adversidade.
Com respeito, carinho e amor,
Assim se forma a humanidade.
Cada um tem uma história e seu jeito de pensar,
Quando a gente escuta o outro,
Tem muito mais para compartilhar.
Colaborar nos faz bem,
Temos que entender que ninguém está só,
Com gentilezas vamos além,
Fazendo assim da escola, um lugar melhor.
Nossa vida na escola (Aluna : Stephany V. de Oliveira Back)
Nossa escola é cheia de alegria,
Mas muita gente tem problemas pessoais,
Muita gente, que não tem uma família,
E principalmente tem problemas com os pais.
Muitas vezes as pessoas são julgadas pela cor,
Como se a pele definisse quem merece amor.
A escola é um lugar onde aprendemos a agir,
Saber como lidar e para frente sempre ir.
Da escola Victória temos muitas coisas boas para falar,
Sempre nos ajudando
E ensinando a cooperar.
Pessoas com síndromes, TDH e autismo,
Na escola Victória são sempre bem escutadas,
Recebidas com muito carinho
E sempre serão apoiadas.
Ajudando na escola (Aluno: Vitor Gabriel Odelli)
Na escola é fácil de ver
Que somos todos diferentes,
Alguns com dificuldades diferentes de aprender,
Mas não são menos competentes.
Sim, é difícil de lidar
Mas temos que entender,
Se nos ajudarmos,
Será mais fácil de aprender.
Existem pessoas diversas
Como negros ou especiais,
As vezes sendo esquecidos,
Mas lá dentro somos todos iguais.
A escola precisa ter estrutura
Para ajudar quem precisa de apoio,
E oferecer sempre segurança e diversidade de cultura.

Uma jornada pelo discernimento
Não passo pano
Deixe seu comentário