
A convite do editor chefe do Jornal, o grande Jornalista Ailton Carlos Coelho volto a ocupar um espaço com uma coluna semanal.
Para quem não me conhece, me apresento: Ailton de Souza Junior, advogado há mais de 10 anos, coordenador de campanhas eleitorais em Blumenau, Assessor Jurídico da Câmara de Vereadores de Apiúna desde 2016.
O objetivo de nossa coluna é ter uma conversa franca com o leitor, sobre temas do nosso cotidiano, política, eleições e ações governamentais.
Convido você a acompanhar nosso trabalho semanalmente, e deixo o espaço aberto para receber críticas, sugestões e apontamentos sobre a coluna.
ELEIÇÕES 2026
Pode parecer distante ainda, são cerca de 16 meses para o início das convenções partidárias para as eleições gerais de 2026, contudo, o que se tem visto por todo o estado são as movimentações partidárias, desde Vereadores e Prefeitos em busca de espaço para viabilizar candidaturas, até os próprios Deputados reafirmando compromissos e "amarrando" lideranças.
Prova disso é que onde o governador está assinando ordens de serviços e convênios, muitos deputados de diferentes bancadas e lideranças políticas são vistas.
Resta saber se em 2026 haverá espaço para tantas candidaturas.
ELEIÇÕES 2016/2 Jorginho Mello (PL) x João Rodrigues (PSD)
Ao que tudo indica a grande disputa eleitoral estadual de 2026 deve ficar entre o Governador Jorginho Mello (PL) e o prefeito de Chapecó João Rodrigues (PSD).
Ambos são abertamente pré-candidatos ao governo do estado. Jorginho candidato natural defenderá a continuidade do trabalho e a proximidade com Bolsonaro. João, deve trazer a experiência de quem foi 4 vezes prefeito, Deputado Federal e a proximidade com Bolsonaro.
Resta saber se o fato dos dois serem do mesmo espectro político não irá prejudicar a direita em Santa Catarina.
Vale lembrar que nas últimas eleições o Governador Moisés (REP) surpreendeu a todos ao não ir ao segundo turno das eleições, perdendo para Décio Lima (PT) e Jorginho Mello (PL).
Restará saber qual será o posicionamento do ex-presidente Bolsonaro acerca das duas candidaturas, se deixará os amigos se enfrentarem no tabuleiro eleitoral, ou tentará compor para a direita não ser atingida.
ROUND 1Jorginho Mello (PL) x João Rodrigues (PSD)
Na última quinta-feira (20) João Rodrigues deixou o evento Santa Catarina Levada a Sério sem assinar os convênios e parcerias que seriam firmados com a prefeitura de Chapecó.
Neste evento 20 Prefeitos do Oeste catarinense estavam presentes e assinaram diversos convênios e obras que serão realizadas na região. João discursou na abertura do evento e deixou o local sem realizar a assinatura de qualquer documento, pelo menos, esta era, a primeira versão oficial da imprensa.
Algum momento depois da repercussão negativa, João tratou de gravar um vídeo, explicando que sua saída estava prevista, assim como retorno após as 18 horas para assinatura do que competia a cidade de Chapecó.
ROUND 2Jorginho Mello (PL) x João Rodrigues (PSD)
No mesmo final de semana (22), João Rodrigues (PSD) lançou sua pré-candidatura ao Governo do Estado de Santa Catarina, sob a presença de mais de 5 mil pessoas no auditório da EFAPI.
O ato mostrou a força de João e o apoio ao projeto do PSD para o Estado, contudo, chamou a atenção o fato de diversos membros de partidos políticos aliados do Governador Jorginho Mello (PL) estarem presentes no local.
Resta saber se até o momento eleitoral estes aliados irão deixar a máquina do estado para embarcar na campanha de João.
EX-PRESIDENTE E MAIS 7 SE TORNAM RÉUS NO STF
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por unanimidade nesta quarta-feira (26) tornar réus o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados por tentativa de golpe de Estado em 2022.
Chama a atenção a forma como os processos relacionados ao ex-presidente são conduzidos de forma célere, e mais ainda, com a participação de uma suposta “vítima” como julgador.
Nas conversas obtidas judicialmente pela Polícia Federal, pessoas ligadas ao ex-presidente estariam tramando um ataque direto contra o Ministro Alexandre de Moraes, fato o qual, me faz crer impedido Moraes de atuar em qualquer processo relacionado a Bolsonaro.
EM APIÚNA, PREFEITURA ENTREGA REFORMA DA QUADRA ESPORTIVA DO RIBEIRÃO BASÍLIO
Sexta-feira será um dia histórico para a comunidade do Ribeirão Basílio, em especial da EIM Edegar Brandes. A Prefeitura Municipal entregará a reforma da quadra esportiva da comunidade. A quadra era um pedido antigo da população, e contou com uma operação conjunta de diversas lideranças para acontecer. Existem recursos oriundos de emenda parlamentar enviada pelo Dep. Estadual Ivan Naatz (PL), solicitadas pelo vereador Rodrigo Bussi (PL) e dos Dep. Federal Carlos Chiodini (MDB) Estadual Jerry Comper (MDB) solicitadas pelos vereadores Jaison Bento (PL), Euclides Pedroso (MDB) e Clesio Bernardi (MDB), além de recursos próprios do município.
Merecem destaque os investimentos realizados na área da educação de nossa cidade pelo Poder Executivo, bem como, pelos vereadores da cidade, que constantemente buscam emendas parlamentares e solicitam ações nesta área. Quem ganha são nossas crianças.
VERGONHA
Argentina 4 x 1 Brasil. Sem mais!
Deixe seu comentário