logo RCN
FALANDO EM POLÍTICA

Bate e Volta

O vereador classificou como incompetência do executivo toda essa situação

Novo texto do Projeto de Lei que regulamenta os Mutirões de Pavimentação de estradas, encaminhado novamente pelo executivo de Ascurra para votação na Câmara de Vereadores após pedido de vistas por 7 dias, desta vez barrou num estudo elaborado pelo vereador Luigi Quiarelli, resultando em um novo pedido de vistas nesta segunda-feira, 17.

Após remeter o texto pela segunda vez à Câmara, a Prefeitura insistiu em manter em 80% a adesão mínima dos moradores (o que não seria um empecilho para aprovação do Projeto, se não houvessem os demais detalhes a se questionar). Contudo, o texto mais uma vez não possuía anexado o Termo de Adesão e manteve em aberto a possibilidade de, através de um decreto, a prefeitura decidir sobre quem faria a elaboração do projeto de execução da obra, o que levou Luigi a listar, neste estudo, 3 dispositivos que, segundo ele, este Projeto infringe de acordo com as normas vigentes nos âmbitos estadual e federal.

Os vereadores acataram o novo pedido de vistas por 7 dias, por unanimidade, e irão se reunir com os Assessores Jurídicos da Câmara de Vereadores e do Executivo para avaliação conjunta deste estudo do vereador (em específico), para garantir que não haja incompatibilidades jurídica que possam lesar os direitos constitucionais garantidos ao munícipe.

Esse não voltou

Foi aprovado por unanimidade o Projeto de Lei 25/2018, que regulamenta o Bolsa Atleta Municipal em Ascurra, desta vez com o texto informando especificamente os valores de acordo com as modalidades e níveis.

Alguns atletas do município estiveram presentes na Câmara de Vereadores com o objetivo de acompanhar esta votação.

Crise ou Incompetência?

O vereador Luigi Quiarelli solicitou que o executivo enviasse a câmara uma explicação formal sobre os motivos que incorreram no abandono da agenda da Festa Per Tutti pela prefeitura.

O vereador classificou como incompetência do executivo toda essa situação, pois já ocorreram alguns investimentos acerca da promoção do evento, se tornando um descaso com os cofres públicos. Segundo o vereador, comércios de Ascurra vão deixar de lucrar com o desfalque na agenda municipal. Os 3 dias de festividades representam uma tradição de 23 anos, correspondente as comemorações da imigração italiana, e que pegou o munícipe de surpresa justamente pela Prefeitura não levar em consideração a importância cultural da festa na cidade.

Os vereadores Juvenal Moretto e Valdemar Possamai, da bancada do governo, informaram que a prefeitura havia teceirizado a festa e que não seria investido dinheiro público, por isso não houve acerto com a empresa que assumiria o e-vento. Juvenal ainda replicou uma fala do Prefeito Lairton Possamai, que dizia que "a prefeitura está, inclusive, economizando para comprar o motor de uma carregadeira que custa R$ 30 mil, e que não havia viabilidade para investimento na Per Tutti".

MAIS DOIS CANDIDATOS

Álvaro Dias, o veterano

Se podemos predicar Álvaro dias de uma forma adequada, a melhor seria "Veterano". O atual Senador da república é o político com a vida pública mais extensa.

Álvaro Dias iniciou sua carreira política no final dos anos 60, quando foi vereador em Londrina pelo MDB, partido em que foi filiado até 1989. O presidenciável também foi um dos que mais mudou de partido, em torno de 7 vezes.

Possui uma vida pública virtuosa, que faz jus à sua enorme aceitação no Estado em que foi governador, Paraná. Como Governador promoveu uma profunda reforma administrativa em que incluiu o enxugamento do estado, cortes de privilégios e combate à corrupção. Em seu segundo ano de governo, Álvaro alcançou a marca de 90% de aprovação, entregando o Executivo Estadual no ano de 1991, não só SEM déficit econômico, mas com superávit das contas públicas.

Neste ano seu discurso segue pelo mesmo sentido de quando governou o Paraná. Agora filiado ao PODEMOS, suas propostas vão desde o combate à corrupção, até reforma política e de governo. Não admite que o atual sistema continue viciado e, principalmente, possui toda qualidade técnica para executar as propostas que defende.

Atualmente Álvaro Dias é o autor do Projeto que propõe o fim do Foro Privilegiado, é autor de uma Proposta de Emenda à Constituição que reduz o número de Parlamentares no Congresso e do fim do Voto Obrigatório.

Não há dúvidas que Álvaro Dias seria a solução para o Brasil neste momento.

O Banqueiro Henrique Meirelles 

Henrique Meirelles é um respeitadíssimo banqueiro renomado nacional e internacionalmente. Atuou por 28 anos, após se formar em Administração pela UFRJ em 1974, no Bank Boston, onde chegou a ser Vice-Presidente da Companhia ao trabalhar no setor de Leasing.

Nos EUA se formou em Harvard e também se tornou Doutor Honorário na Bryant College. Voltando ao Brasil Presidiu a Companhia, se tornando o primeiro brasileiro a assumir este posto de uma subsidiária no país. Em 1996 foi o primeiro estrangeiro a presidir uma instituição bancária de grande porte dos EUA a nível mundial.

Sua vida pública começou tarde. Aos 57 anos lançou candidatura à Deputado Federal pelo estado de Goiás. Devido seu vasto conhecimento do setor financeiro, Lula o convidou para ser Presidente do Banco Central, onde se manteve até o fim do mandato do governo Ptista.

Desde então vem escolhendo muito bem sua posição no governo, evidentemente sua carreira profissional formidável lhe garante essa postura diante das oportunidades.

Se o presidenciável possui as características para ser um ótimo comandante do país, quanto a isso não há dúvidas, porém, estar aliado a Lula lhe conferiu uma posição de desprestígio diante da população. Não que tenha incorrido em atos de corrupção, mas essa parceria não gerou bons frutos para sua carreira política.

Fogo na Floresta II Anterior

Fogo na Floresta II

Instituto Mapa divulga pesquisa eleitoral em SC Próximo

Instituto Mapa divulga pesquisa eleitoral em SC

Deixe seu comentário