Setor produtivo monitora projeto que estabelece vínculo empregatício para movimentadores de mercadoria
-
O substitutivo apresentado pelo relator, deputado Leo Prates (PDT-BA), foi aprovado sem a inclusão - Setor produtivo monitora projeto que estabelece vínculo empregatício para movimentadores de mercadoria
Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) monitora o PL nº 3.361/2012 e apensados, que tratam do regime de trabalho dos movimentadores de mercadorias,
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) acompanhou a reunião da Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados de quinta-feira (6), que analisou o Projeto de Lei nº 3.361/2012 e seus apensados (PLs nº 5.814/2019, 4.335/2023 e 4.847/2023), referentes à regulamentação das atividades de movimentação de mercadorias.
Leia também: Trabalhador morre em desabamento durante obra em Blumenau e deixa três filhos
O substitutivo apresentado pelo relator, deputado Leo Prates (PDT-BA), foi aprovado sem a inclusão de vínculo empregatício entre os trabalhadores avulsos e as empresas contratantes, posição alinhada às preocupações do setor produtivo quanto à segurança jurídica e operacional da atividade.
Voto em Separado rejeitado
Durante a discussão, o relator acatou o Voto em Separado (VTS), apresentado pela deputada Erika Hilton (Psol-SP), que previa a inclusão do vínculo empregatício e traria insegurança e disputa de representação. No entanto, essa previsão foi rejeitada em votação nominal por 14 votos a 4. Com isso, prevaleceu o texto do relator.
O tema tratado é prioridade para a Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios (CBCGAL) da que, por meio de sua Diretoria de Relações Institucionais (DRI), segue atenta a possíveis desdobramentos na tramitação dos projetos relacionados à movimentação de mercadorias, posicionando-se com base em análises jurídicas, operacionais e econômicas que buscam assegurar o equilíbrio nas relações de trabalho e a continuação das operações do comércio.
Conteúdo replicado por Cabeço Negro
Conteúdo escrito originalmente por: Rita Lombardi - REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS.
Setor produtivo monitora projeto que estabelece vínculo empregatício para movimentadores de mercadoria
Setor produtivo monitora projeto que estabelece vínculo empregatício para movimentadores de mercadoria
Uma noite para homenagear: Chapecó consagra líderes que inspiram
Deixe seu comentário