Inadimplência em SC

Inadimplência bate recorde em SC e ultrapassa média nacional em agosto

  • Foto: Freepik - wayhomestudio - Inadimplência bate recorde em Santa Catarina e supera média nacional em agosto; entenda os motivos

Santa Catarina registrou em agosto o maior índice de famílias com contas em atraso desde 2010. O cenário preocupa e reflete os efeitos de juros altos e inflação.

Santa Catarina registrou em agosto o maior percentual de famílias com contas em atraso desde o início da série histórica em 2010. Segundo o portal rádio mirador de acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), elaborada pela Fecomércio SC em parceria com a CNC, 31,5% dos núcleos familiares catarinenses estão inadimplentes. O índice superou, pela primeira vez desde março de 2020, a média nacional, que ficou em 30,4%.

JUROS ALTOS E INFLAÇÃO ACIMA DA META

Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o resultado reflete o peso da alta taxa de juros no orçamento familiar. “A Selic está em 15%, o maior patamar em quase duas décadas, e combinada com a inflação acima da meta, pressiona ainda mais o consumo. Já se esperava um segundo semestre difícil, e agora os números confirmam isso”, disse.

Leia também: Santa Catarina ganhará novo porto com investimento da Coamo

O levantamento mostra que, há um ano, a taxa de inadimplência no estado era de 22,9%, o que representa um salto de 8,6 pontos percentuais no período.

IMPACTO MAIOR NAS FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

O estudo aponta que as famílias que recebem até dez salários mínimos são as mais afetadas, com 38,8% em situação de inadimplência. Além disso, 9,1% dos entrevistados declararam não ter condições de pagar dívidas futuras — índice acima da média histórica de 8,6%.

CARTÃO DE CRÉDITO LIDERA DÍVIDAS

O cartão de crédito segue como principal fonte de endividamento, representando 82,8% das dívidas das famílias, uma alta de cinco pontos percentuais em relação ao mês anterior. A economista Edilene Cavalcanti lembra que endividamento não é necessariamente negativo: “O problema começa quando as contas deixam de ser pagas, caracterizando inadimplência.”

Fonte: Rádio Mirador


Siga-nos no