Colégio São Paulo comemora 97 anos
No dia 1º de março de 2023 o Colégio Salesiano São Paulo de Ascurra comemorou seus 97 anos de história cheia de conquistas, frutos de um trabalho conjunto entre a comunidade escolar (pais, estudantes, professores, funcionários e direção).
Desde 1926 o colégio oferece uma proposta com base nos princípios Salesianos, despertando crianças, adolescentes e jovens para serem agentes transformadores da sociedade, comprometidos com a justiça e a solidariedade.
“Segundo a instituição, o objetivo enquanto educandário e casa Salesiana, além do desenvolvimento do conhecimento, é formar bons cristãos e honestos cidadãos, que possam disseminar os ensinamentos juntamente com os valores para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.”
Os estudantes do Colégio São Paulo procedem de oito municípios da região e recebem ensino dentro do Sistema Preventivo de Dom Bosco. O Programa de educar inspira-se nos princípios cristãos e pauta-se no paradigma de educar pelo amor, com prática mais secular em múltiplos e diferentes ambientes culturais do nosso planeta. “É uma pedagogia vivida em rede mundial a serviço da juventude. Em nossa pátria, mais de uma centena de escolas dos três níveis fazem parte da Rede Salesiana de Escolas (RSE).”
A Educação Salesiana
A escola, como uma das esferas sociais responsáveis pela educação, cabe proporcionar a democratização e à transformação do ser humano. Por ser mediadora desse processo, ela dará ao estudante a oportunidade de interpretar a realidade fazendo com que ele compreenda que a educação vai além do ensinamento que o currículo propõe.
A pedagogia Salesiana, também chamada de Sistema Preventivo, foi fundada no trabalho educativo de Dom Bosco e visa transformar o educativo em espiritualidade. Dom Bosco era, além de educador amigo dos jovens. Eles sabiam que quando precisassem, poderiam contar com a inteligência e com a bondade do Padre.
Sendo o principal diferencial da educação Salesiana, o Sistema Preventivo baseia-se no tripé “amorevoleza”, razão e espiritualidade.
· Amorevolezza: Dom Bosco queria que os jovens soubessem que eram amados. “Faça-se amar e não se faça temer”.
· Razão: Dom Bosco acreditava que só a razão podia fazer com que o ser humano compreendesse o que é certo e o que é errado. A ciência sempre foi muito presente na educação salesiana.
· Espiritualidade: Dom Bosco afirmava que a espiritualidade é o fundamento dos valores humanos. Tornar os jovens "bons cristãos e honestos cidadãos” era sua meta, seguida até hoje por seus discípulos.
Fotos: Assessoria de Comunicação CSP
Deixe seu comentário