O Ministério da Educação - MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP apresentaram os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica - SAEB 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB 2021
na sexta-feira, 16 de setembro. O evento, em Brasília, teve as presenças do ministro da Educação, Victor Godoy, e do presidente do INEP, Carlos Eduardo Moreno Sampaio. As planilhas com as proficiências aferidas na avaliação estão disponíveis no portal da Autarquia. As escolas que cumpriram os critérios para ter acesso às notas podem consultar as pontuações por meio dos boletins, no Sistema Saeb. Já os resultados dos estados e municípios podem ser verificados no Painel Educacional, acessível também no portal do Instituto.
As planilhas apresentam as proficiências médias e a distribuição percentual dos estudantes nos níveis das escalas utilizadas no SAEB. É possível consultar, ainda, informações de desempenho a nível nacional, por estado e município. Recortes segundo a rede de ensino (federal, estadual e municipal), a localização (rural ou urbana) e a área (capital ou interior) também estão disponíveis. Nos próximos meses, esses resultados serão tratados em evento público, bem como em relatório analítico, que já consideraram também as informações contextuais coletadas pelo SAEB 2021. Além disso, os microdados da edição serão divulgados até dezembro de 2022.
O SAEB é realizado desde 1990 pelo Inep. Trata-se de uma avaliação em larga escala que oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Ele permite que as diversas esferas governamentais avaliem a qualidade da educação praticada no Brasil, a partir de evidências. Por meio de testes e questionários, a avaliação reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelo conjunto de estudantes que participam. Esses níveis são descritos em escalas de proficiência para cada uma das áreas e etapas avaliadas.
Enquanto Santa Catarina comemora os índices de desenvolvimento educacionais, alcançando as primeiras posições, Apiúna – Ascurra e Rodeio não encontram motivos para se alegrar.
Os municípios de nossa microrregião terão o desafio de buscar soluções para melhorar a qualidade do ensino, cabendo a Ascurra o maior desafio.
RESULTADOS
ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – ANOS INICIAIS
Os resultados apresentados em 2020, referente 2019, apresentaram uma projeção para 2021 que não se concretizou.
Em Apiúna projeções apontavam para médias de 6,6 as mesmas caíram para menos de 6,0 demonstrando assim o efeito negativo do “fique em casa” que gerou acomodação nos estudantes.
Em Ascurra o resultado foi razoável. As projeções apontavam média de até 6,8 mas ficaram próximas a 6,5.
Rodeio teve queda acentuada, pois as projeções apontavam para 7,0, mas ficou em 6,5, mesmo assim possuindo índice superior aos municípios de Apiúna e Ascurra
Município | Rede | Taxa de Aprovação - 2021 | Nota SAEB - 2021 | IDEB | ||||||||
Matemática | Língua Portuguesa | Nota Média Padronizada (N) | ||||||||||
1º ao 5º ano | 1º | 2º | 3º | 4º | 5º | Indicador de Rendimento (P) | ||||||
Apiúna | Estadual | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 1,00 | 205,06 | 214,86 | 5,78 | 5,8 |
Apiúna | Municipal | 99,7 | 100,0 | 100,0 | 99,2 | 99,2 | 100,0 | 1,00 | 225,31 | 226,08 | 6,37 | 6,4 |
Apiúna | Pública | 99,7 | 100,0 | 100,0 | 99,3 | 99,3 | 100,0 | 1,00 | 221,60 | 224,02 | 6,27 | 6,2 |
Ascurra | Estadual | 99,0 | 98,7 | 100,0 | 100,0 | 100,0 | 95,6 | 0,99 | 219,85 | 218,38 | 6,13 | 6,1 |
Ascurra | Municipal | 98,0 | 100,0 | 93,3 | 95,5 | 100,0 | 100,0 | 0,98 | 240,57 | 228,01 | 6,70 | 6,5 |
Ascurra | Pública | 98,8 | 99,0 | 99,0 | 99,0 | 100,0 | 96,5 | 0,99 | 223,70 | 220,17 | 6,24 | 6,2 |
Rodeio | Estadual | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - |
Rodeio | Municipal | 99,1 | 100,0 | 99,0 | 98,3 | 100,0 | 98,4 | 0,99 | 226,80 | 223,83 | 6,36 | 6,3 |
Rodeio | Pública | 99,2 | 100,0 | 99,1 | 98,5 | 100,0 | 98,5 | 0,99 | 226,80 | 223,83 | 6,36 | 6,3 |
ENSINO FUNDAMENTAL REGULAR – ANOS FINAIS
Em Apiúna as projeções chegavam a 6,7, mas não passaram de 5,7. Por sua vez, em Ascurra o esperado era 5,4; a média não ultrapassou 4,8. Rodeio que estava entre os primeiros de Santa Catarina possuía projeção de 6,6, mas ficou com o baixo aproveitamento de 5,9.
“Estou indignada, pois foi exigido 80% de frequência em tempos de ainda alunos em ensino remoto (não podiam fazer a prova), fazendo com que ficássemos com ND, e o índice do município apenas com a média da escola estadual”.
“Estou indignada, pois foi exigido 80% de frequência em tempos de ainda alunos em ensino remoto (não podiam fazer a prova), fazendo com que ficássemos com ND, e o índice do município apenas com a média da escola estadual”, desabafou a secretária municipal da Educação de Apiúna, Neusa Ana Slomski Angioletti.
Município | Rede | Taxa de Aprovação - 2021 | Nota SAEB - 2021 | IDEB | |||||||
Matemática | Língua Portuguesa | Nota Média Padronizada (N) | |||||||||
6º a 9º ano | 6º | 7º | 8º | 9º | Indicador de Rendimento (P) | ||||||
Apiúna | Estadual | 90,6 | 91,7 | 89,3 | 92,9 | 88,5 | 0,91 | 274,08 | 271,96 | 5,77 | 5,2 |
Apiúna | Municipal | 97,5 | 99,0 | 96,4 | 98,2 | 96,5 | 0,98 | ND | ND | - | - |
Apiúna | Pública | 96,1 | 97,6 | 94,9 | 97,1 | 95,0 | 0,96 | 273,19 | 280,32 | 5,89 | 5,7 |
Ascurra | Estadual | 84,4 | 82,9 | 80,7 | 85,0 | 88,9 | 0,84 | 268,04 | 270,43 | 5,64 | 4,8 |
Ascurra | Pública | 84,4 | 82,9 | 80,7 |
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