Eleições 2024
“Se o homem nasceu livre, deve governar-se; se ele tem tiranos, deve destroná-los.” Voltaire
As eleições municipais estão chegando e as reações são diversas. Candidatos a prefeito já com o sentimento de “já ganhei” desnudam arrogância e passam a desprezar eleitores e aliados demonstrando claramente que o único compromisso que possuem é com eles mesmos. Promessas vans de campanhas anteriores continuam vivas e ativas para iludir o povo mais uma vez. Prefeituras falidas com déficits enormes que terão de parar logo após o eleitor depositar sua confiança nas urnas. Candidatos humildes, por sua vez, buscam um a um os votos de confiança e de reconhecimento pelo que já fizeram diante da sociedade.
Candidatos a uma cadeira no legislativo buscam votos através do corpo a corpo chegando até mesmo à proximidade das vias de fato. Denúncias de calúnia são protocoladas nas delegacias para inibir o abuso de alguns ignorantes que buscam uma boquinha de vereador.
Nós eleitores é que temos o poder de determinar se queremos ou não reeleger aquele que nada fez ou aquele que realmente foi um ícone para nossas cidades.
Mas como saber?
Procure nos noticiários se o candidato que você pensa em votar está envolvido em escândalos, se colocou seu município em destaque, desenvolveu a cultura, se preocupou com a educação e a saúde do povo ou só fez asfalto. O importante é pensar muito bem antes de votar, pois as vezes é melhor mudar para algo que parece pior do que manter algo que você já tem certeza de que será decepcionado mais uma vez.
Agora, deve ser triste para um candidato ver que seu concorrente só recebe elogios. O atual prefeito de Ascurra recebe elogios por seus projetos e ações até mesmo de candidatos de outros municípios e de siglas opositoras. O candidato a prefeito de Luiz Alves, em entrevista, ao detalhar suas futuras ações, se eleito, utiliza Arão Josino como exemplo destacando o projeto de empreendedorismo implantado em Ascurra.
O eleitor atento, que não pensa só em levar vantagens, sempre sabe o melhor para seu município, pois vê o destaque e a participação de seus representantes nos cenários estadual e federal, participando ativamente da política nacional, pois só assim trará recursos para aplicar em projetos locais.
Sem uma vasta rede de contatos, no mundo atual, nada se faz.
Alesc e TRE firmam parceria para a realização de auditoria de verificação das urnas eletrônicas
A Alesc sediará a auditoria de verificação do funcionamento das urnas eletrônicas no processo eleitoral deste ano. A oficialização dessa parceria entre o Tribunal Eleitoral de Santa Catarina e o legislativo catarinense foi feita na quarta-feira, 11, na Presidência da Casa, com a presença do presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal e da presidente do TRE-SC, desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta.
Eles assinaram um memorando de entendimento, formalizando o compromisso para o desenvolvimento de ações para a efetiva fiscalização do processo de votação das Eleições 2024, para o 1º turno, no domingo, 06 de outubro e, se houver 2º turno, para o domingo, 27 de outubro.
PARCERIA
Mauro De Nadal, destacou que a Assembleia Legislativa por ser a Casa dos catarinenses cumpre o seu papel de estar cada vez mais perto da sociedade. Maria do Rocio Luz Santa Ritta, destacou a importância desta cooperação entre as duas instituições.
A desembargadora informou que as urnas vêm de várias regiões do Estado e destacou que qualquer catarinense poderá participar do processo de simulação agendado para acontecer no Palácio Barriga Verde, na Capital.
AUDITORIA DAS URNAS
A auditoria das urnas é realizada desde 2002 e, nas Eleições 2022, o número de urnas auditadas em todo o Brasil foi ampliado de 100 para 640. Em Santa Catarina, foram auditadas 35 urnas no mesmo pleito.
Deixe seu comentário