Acidente na BR-470

Engavetamento assusta motoristas e mobiliza grande operação de resgate

  • Foto: Reprodução Redes Sociais - Acidente gravíssimo com oito veículos e 17 vítimas mobiliza resgate na BR-470 em SC

Acidente envolvendo carros e caminhão mobiliza socorristas na BR-470, deixando 17 vítimas em Indaial, SC.

Um acidente impressionante ocorreu neste domingo (17) na BR-470, no bairro Carijós, em Indaial, região do Vale do Itajaí (SC). O engavetamento envolveu oito veículos — sete carros de passeio e um caminhão — e deixou 17 pessoas diretamente impactadas. O choque assustou motoristas que passavam pelo local e exigiu rápida mobilização das equipes de resgate e autoridades.

O que aconteceu exatamente?

Segundo o Corpo de Bombeiros de Indaial, o acidente foi registrado às 15h26min. Ao chegarem, os socorristas se depararam com uma sequência de colisões entre os veículos: Honda Fit, Chevrolet Spin, Volvo (caminhão), Renault Sandero, Honda City, Ford EcoSport e Chevrolet S10.

A situação mais preocupante envolvia dois ocupantes do Honda Fit, que ficaram presos às ferragens. A equipe de resgate seguiu protocolos recomendáveis, realizando o desencarceramento com agilidade e segurança — procedimento fundamental em acidentes deste porte, segundo orientações do Ministério da Saúde e da própria corporação local. Ambas as vítimas foram encaminhadas ao Hospital Beatriz Ramos e, felizmente, apresentavam apenas ferimentos leves.

Leia também: Ponte de R$ 24 milhões substituirá balsa e melhora acesso turístico em Araranguá (SC)

Já no Chevrolet Spin, três pessoas foram atendidas pelo SAMU de Timbó e levadas ao hospital na mesma cidade. Elas tiveram lesões classificadas como leves a médias, mas estavam conscientes e estáveis.

Nos demais veículos (Volvo, Sandero, City, EcoSport, S10), havia 12 ocupantes, todos deambulando e aparentemente sem ferimentos. Eles passaram por avaliação médica e, por livre decisão, recusaram o atendimento hospitalar após assinar o termo referente.

Como foi o atendimento?

Toda a operação de resgate envolveu um esforço conjunto: Corpo de Bombeiros de Indaial, SAMU de Timbó e Indaial, além da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A BR-470 precisou ter o tráfego desviado por uma via marginal durante o atendimento, aumentando a segurança de profissionais e das próprias vítimas. Essa medida é indicada em grandes acidentes para evitar riscos extras e facilitar a movimentação das equipes especializadas.

De acordo com informações da PRF, o desvio do fluxo ajudou a evitar novos acidentes e permitiu que todas as ações necessárias fossem conduzidas sem atrasos.

Fonte: NDmais

Siga-nos no