Associação dos Bombeiros

ABVESC realiza reunião administrativa com presidentes das corporações filiadas em Joinville

  • Foto: ABVESC - Diretoria executiva da ABVESC promove reunião administrativa com presidentes das associações filiadas

A reunião da ABVESC em Joinville reuniu presidentes e dirigentes das corporações filiadas para discutir novos investimentos e gestão.

A Associação dos Bombeiros Voluntários no Estado de Santa Catarina (ABVESC) promoveu, no sábado (30), uma reunião administrativa com os presidentes das corporações filiadas, além da Diretoria Executiva, Conselho Fiscal, comandantes e bombeiros voluntários. O encontro aconteceu na sede dos Bombeiros Voluntários de Joinville, a mais antiga unidade do país.

Planejamento e recursos para 2025-2026

O diretor-presidente da ABVESC, Ivan Frederico Hudler, conduziu a pauta destacando a atualização do termo de fomento firmado com o governo do Estado para o biênio 2025-2026, que somará R$ 20 milhões. Segundo ele, a expectativa é de que os recursos sejam liberados no segundo semestre para a execução do plano de trabalho das filiadas.

Leia também: 51º Congresso Estadual de Jornalismo da Adjori/SC reúne autoridades e especialistas

Hudler informou ainda que a entidade está se habilitando para receber uma doação de pneus da Receita Federal, a serem distribuídos entre as corporações.

Novas ferramentas de gestão

Outro ponto abordado foi a implantação da ferramenta digital para aplicação e controle da Instrução Normativa 02 (IN 02), aprovada em 2024, que define critérios para manutenção da condição de corporação filiada à ABVESC. As unidades que cumprirem os requisitos receberão um selo de eficiência.

Além disso, foi discutida a utilização do sistema Fibra, responsável pelo registro e envio dos atendimentos realizados pelas equipes de urgência e emergência. Esses dados são fundamentais para o rateio dos recursos previstos no termo de fomento.

Apoio parlamentar e valorização do modelo

O deputado estadual Matheus Cadorin, coordenador da Frente Parlamentar em Defesa dos Bombeiros Voluntários na Assembleia Legislativa, participou da abertura do encontro. Ele destacou que já destinou R$ 4,1 milhões em emendas às filiadas da ABVESC e anunciou a preparação de um projeto de lei que reconhece os bombeiros voluntários como patrimônio imaterial de Santa Catarina.

“Esse reconhecimento vai facilitar o acesso a recursos, inclusive junto ao governo federal”, afirmou o parlamentar.


Siga-nos no