Paulinho Weiss - Série de Entrevistas com candidatos do Vale Europeu
Continuamos nossa série de entrevistas com "candidatos", as casas legislativas estadual e federal, para que você eleitor possa optar com maior discernimento e quem sabe, talvez, escolher aqueles que realmente nos representem. Que representem os interesses do nosso Vale, o Vale Europeu.
O jornal Cabeço Negro traz uma entrevista com o ex-prefeito de Rodeio, Paulo Roberto Weiss, o "Paulinho".
Na próxima edição uma candidata para a Câmara Federal.
Um sonho de menino que se tornou realidade
Avante! O trabalho de Paulinho Weiss não para!
Paulo Roberto Weiss, conhecido como Paulinho nasceu na cidade de Timbó. De família humilde e muito batalhadora, Paulinho aprendeu desde pequeno a importância dos valores da vida e das responsabilidades. Apaixonado pelo esporte, sempre esteve envolvido em atividades ligadas a área, fazendo muitos amigos e adquirindo a experiência da liderança e do trabalho em equipe.
Logo cedo foi morar para a cidade de Rodeio onde passou a infância e a adolescência, e iniciou sua atividade profissional na Padaria da Família. Ficou conhecido como "Paulinho padeiro" por passar na casa dos rodeenses logo cedo levando os produtos da padaria.
O contato com as famílias deu a Paulinho a experiência de ouvir a comunidade, acompanhar os desafios de cada bairro e principalmente conhecer as demandas. Foi assim que o jovem padeiro, desenvolveu a empatia e a vontade de mudar a realidade da vida das pessoas.
Formou-se em Administração de Empresas com Habilitação em Comércio Exterior e Pós-Graduado em Gestão Financeira e de Custos. Teve início na política incentivado pelo pai Vilmar Weiss que foi eleito vereador de Rodeio. Disputou sua primeira eleição em 2004 como candidato a vice-prefeito.
Em 2008 foi eleito vereador, sendo o mais bem votado, com apenas 26 anos. No ano de 2010 foi eleito Presidente da Câmara de Vereadores. Em 2012 foi eleito Prefeito de Rodeio. Sendo reeleito em 2016. Foi eleito e reeleito saindo com mais de 80% de aprovação no governo e tendo feito seu sucessor.
Foi presidente da Associação dos Municípios do Médio Vale (AMMVI e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí (CIMVI). Em 2020 assumiu a presidência da Federação Catarinense de Municípios (FECAM), liderando os municípios do estado em meio à pandemia da COVID-19 iniciando as discussões sobre a aquisição das vacinas. Em 2021 ingressou no PSB onde é dirigente estadual.
Paulinho colocou seu nome à disposição e deixou claro que o projeto será construído a muitas mãos. Seu objetivo é conquistar uma vaga no legislativo e poder potencializar ainda mais as cidades do Estado. "Só quem passa por uma administração pública principalmente de uma cidade pequena sabe os desafios de fazer acontecer. Depois de 8 anos de experiência como Prefeito e a frente da gestão na Associação dos Municípios do Médio Vale (AMMVI), do Consórcio Intermunicipal do Vale do Itajaí (CIMVI), posso dizer que adquiri experiência e me sinto preparado para novos desafios", afirmou Paulinho.
JCN: Defina-se como político.
Paulinho: A principal característica de um político deve ser enxergar o macro, saber ouvir as pessoas e principalmente ter empatia para com as famílias. O gestor público tem as ferramentas nas mãos para fazer acontecer e mudar a realidade das pessoas. Quando você quer, você consegue. Depois de 8 anos de gestão em uma cidade pequena posso dizer que não foi fácil, mas eu aprendi, batalhei e nunca desisti. Meu objetivo é trabalho, é persistência, é desbravar os caminhos e não importa com quem eu tenha que falar ou aonde ir, eu vou. Eu busco fazer a diferença por onde passo. É muita sola de sapato e mão na massa, literalmente. Vivi isso com meus pais para juntos construirmos nosso negócio.
JCN: Você afirma estar preparado para uma cadeira no legislativo?
Paulinho: Fui estimulado a aceitar o desafio de colocar meu nome à disposição para a pré-campanha de deputado estadual por muitos colegas prefeitos e pessoas da comunidade. Por isso digo que é um projeto construído a muitas mãos. Hoje depois de viver as experiências de ser vereador, prefeito e ter participado como presidente de importantes grupos como a AMMVI, CIMVI e FECAM, posso dizer que me sinto preparado para o desafio. Conheço as etapas para a busca dos recursos e projetos, além de criar contatos e parcerias para abrir caminhos e auxiliar os prefeitos de nossa região. Só quem conhece a realidade dos pequenos municípios sabe da importância da representatividade na ALESC.
JCN: Sua intenção então é representar os pequenos municípios?
Paulinho: Um deputado estadual precisa estar à disposição da comunidade de forma geral, porém como mencionei anteriormente, assumo um compromisso com as cidades pequenas do Estado, e tenho como prioridade representar as pequenas e médias cidades do Vale do Itajaí. Quando inicie na gestão em Rodeio, com menos de 12 mil habitantes, encontrei muitos desafios e tive que aprender a correr atrás de respostas e das novas possibilidades para realizar obras, adquirir equipamentos e implantar programas e projetos. Com um deputado estadual abrindo as portas e estando perto da comunidade, as informações se tornam mais fáceis de serem adquiridas além das emendas que podem ser destinadas. Minha intenção é inclusive ter um escritório para atender a comunidade aqui em nossa região. Comigo não tem essa história de não estar acessível. O cidadão tem todo o direito e dever de cobrar ações e respostas de quem ele votou, afinal somos representantes do povo.
JCN: Como você tem sentido a receptividade das pessoas nessa pré-campanha?
Paulinho: Estou feliz e muito animado. Já percorri mais de 70 cidades no Estado. Minha equipe é pequena e buscamos nos organizar para atender o máximo de pessoas. É uma pré-campanha de muita parceria, respeito e acima de tudo de pessoas que confiam no meu trabalho e no projeto como um todo. A receptividade tem sido muito boa. Vejo que as pessoas acreditam e querem eleger deputados aqui da nossa região. Muitas pessoas mandam mensagem querendo marcar agendas, me levar para eventos, compartilhar a minha história e eu sou muito grato por isso. Eu sei que não é possível passar por todos os lugares até o fim da campanha, mas também sei que quando você sonha junto, quando faz o que você ama e acredita no que quer, a mensagem pode ir mais longe do que você imagina. Eu tenho uma história de compromisso, honestidade, de muito trabalho feito e de uma gestão em equipe. Não é porque o Paulinho quer, é porque nós queremos a mudança, alguém que represente a nossa região, que nos atenda e que conheça nossos desafios.
JCN: Se você pudesse olhar no olho de cada pessoa da nossa região, o que você diria hoje?
Paulinho: Quem me conhece sabe que sou objetivo e falo o que penso. Primeiro tenho muito a agradecer a todas as pessoas que estiveram ao meu lado construindo uma parte da história de Rodeio, assim como no decorrer da minha gestão nas entidades.
Eu sou como você. Minha família é como a sua. Queremos o melhor para elas com qualidade de vida, cidades estruturadas, boas escolas, economia em desenvolvimento, esporte como saúde e desenvolvimento pessoal, saúde para todos, mobilidade e segurança. Queremos movimentar o turismo para sermos reconhecidos lá fora para assim fazer crescer nossos negócios. Queremos criar oportunidades para nossos jovens e as famílias que precisam. Eu conheço a sua realidade. Eu quero poder ajudar a fazer a diferença. Vamos juntos construir um novo caminho para desenvolver ainda mais as nossas pequenas cidades. Avante! O trabalho não para!
Deixe seu comentário