logo RCN
ELEIÇÕES 2022

'Vocação por uma causa'

  • DIVULGAÇÃO -

Napoleão Bernardes fala de sua pré-candidatura a uma cadeira legislativa em Santa Catarina

Iniciamos uma série de entrevistas com "pré-candidatos", as casas legislativas estadual e federal, para que você eleitor possa optar com maior discernimento e quem sabe, talvez, escolher aqueles que realmente nos representem. Que representem os interesses do nosso Vale, o Vale Europeu.

Começamos, então, com uma pessoal muito especial para o jornal Cabeço Negro, o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes.


Inspirado em seu pai, Napoleão Bernardes é formado em direito e, desde cedo, aliou os estudos com o anseio de ingressar na vida pública. Apesar disso, iniciou a sua carreira profissional como comunicador, apresentando programas na rádio e na TV.

Disputou suas primeiras eleições, ambas para vereador, aos 17 e aos 21 anos, ficando como suplente nas duas oportunidades. Aos 25, se elegeu como o vereador mais votado da história de Blumenau para um primeiro mandato, com 6,6 mil votos. Na mesma época, se tornou professor titular do curso de direito da FURB.

Em 2012, foi eleito o prefeito mais jovem e mais bem votado da história de Blumenau, com mais de 129 mil votos. Concorreu à reeleição, em 2016, e venceu mais uma vez.

Suas gestões à frente do Executivo municipal foram marcadas pelo fortalecimento dos mecanismos de transparência e controle; desburocratização de processos, tendo a Praça do Empreendedor como case de sucesso; descentralização de serviços públicos para as intendências distritais; utilização da tecnologia para facilitar a vida dos cidadãos; e viabilização do maior pacote de obras estruturantes da história da cidade.

Como resultado de suas ações, em 2016, foi reconhecido como o gestor público do ano pelo Conselho Federal de Administração (CFA), e nos anos seguintes, em 2017 e 2018, obteve o primeiro lugar no Prêmio de Boas Práticas em Gestão Pública, concedido pela ESAG/UDESC. A convite do Banco Mundial, foi o Conferencista de Abertura do Global Partners Fórum 2019, em Washington, nos Estados Unidos.

Nos últimos quatro anos, Napoleão se dedicou às carreiras de advogado e professor universitário. Também aproveitou o período afastado da vida pública para concretizar dois objetivos: realizar doutorado em Ciência Jurídica e escrever o livro "Teoria e Prática do Princípio da Insignificância".

Atualmente filiado ao Partido Social Democrático (PSD), lançou a sua pré-candidatura a deputado estadual, propondo uma renovação de ideias ao mesmo tempo em que busca agregar experiência por já ter atuado tanto como vereador, quanto como prefeito.

Em 2018, Napoleão tinha a intenção de concorrer ao Senado, mas acabou se candidatando a vice-governador e o resultado não foi o esperado, o que trouxe muitas lições. Hoje, mais maduro e convicto sobre o que deseja do futuro, busca representar nosso Vale perante Santa Catarina.

"Temos 25% da população e 25% da arrecadação catarinense e precisamos ter também a mesma representatividade na ALESC."

ENTREVISTA

Jornal Cabeço Negro - Defina-se como um político?

Napoleão Bernardes - Quando não sabemos expressar exatamente em palavras o que nos leva a uma determinada atividade eu entendo que isso é vocação e vocação é um chamado em favor de uma causa. Política com P maiúsculo, a política para a promoção do bem como forma de transformação positiva da sociedade que bem exercida a mais bela das vocações.

Me entendo, vocacionado para a vida pública.

CN - Você será opositor as causas que não agradam a maioria?

Napoleão - Óbvio que temos de lutar pelas causas de interesse público, em favor daquilo que é melhor para a sociedade, mas sou totalmente contra ser oposição simplesmente por ser oposição.

É fundamental sermos um construtor de pontes pois política também a arte do relacionamento, relacionamento em favor das pessoas, em favor da comunidade.

Independente do gosto pessoal do deputado estadual eleito, o governador será o governador dos catarinenses e é preciso saber se relacionar no sentido da construção de pontes para que através deste relacionamento possam surgir ações concretas em favor de toda a comunidade. Especialmente aqui do Vale Europeu.

Sempre procurarei ao máximo criar boas relações, criar alguns vínculos, ser contra o que é injusto, daquilo que é errado, bater e colocar o dedo na ferida daquilo que deve ser combatido, mas não de modo sistemático por simplesmente ser contra por um gosto pessoal, por uma oposição partidária. Isso leva nada a lugar nenhum.

Para trazer bons resultados para o Vale Europeu o meu propósito é ser um Deputado Estadual que crie as melhores condições e as mais favoráveis para trazer ações e recursos aqui para todo o nosso Vale.

CN - E os pequenos municípios?

Napoleão - Atenção total, retaguarda política e administrativa. Já fui vereador e já fui prefeito e eu sei onde o calo aperta em relação as cidades e os que precisam de mais atenção são os menores onde há menos arrecadação e disponibilidade de recursos públicos e estes acabam dependendo de grandes centros. Terei um olhar prioritário e sensível aos municípios menores.

Meu propósito é ser um Deputado Estadual mais presente em cada um dos municípios do Vale Europeu comprometido com todos, literalmente presente, viabilizando retaguarda política e administrativa para que suas prioridades sejam defendidas junto ao Estado.

Serei um advogado de defesa e um embaixador das cidades catarinenses.

Nos pequenos municípios mora uma expressiva população e esta será uma das minhas causas.

CN - Quais seus projetos para a nova indústria do mundo, o turismo de lazer?

Napoleão - Os seres humanos, por natureza, são nascidos para o relacionamento e o turismo é de fato a grande mola propulsora da nova economia mundial. Sou um apaixonado pelo turismo tanto que o meu primeiro curso de qualificação profissional foi na área do turismo. Como prefeito de Blumenau tenho orgulho de ter avançado em pontos importantes relacionados ao turismo, ampliar o calendário de Blumenau para além da Oktoberfest como o Natal, Réveillon, a Páscoa, Sommerfest, a regionalização do turismo através de forma consorciada com todos os municípios. Um calendário regional de eventos e atrações. Tenho muito orgulho do nosso legado.

Turismo pressupõe melhoria de vida para a população e infelizmente nosso Vale está asfixiado com rodovias caóticas, e não só a 470, as ligações entre os municípios. Turismo é investir em infraestrutura que é primordial, pois do contrário mata sonhos, empresas, empregos e mata vidas literalmente falando.

O turismo é fundamental para a nova agenda da economia catarinense.

Também para o posicionamento de Santa Catarina no mundo. Temos belezas naturais, atrativos culturais, gastronomia destacada. Temos um conjunto de diversidades que atraem os visitantes. Temos praia, calor, serra, frio, neve, cânions, tudo aqui, mas sem infraestrutura nada vale.

Como deputado trabalharei pelo turismo, mas precisamos começar pela infraestrutura e melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

CN - E o jornal impresso?

Napoleão - A minha memória afetiva é muito relacionada a leitura de livros, revistas e jornais. Os jornais são a memória viva de uma sociedade onde se tem informação com credibilidade, o filtro da credibilidade. Lembro de quando pequeno de abrir a porta, cedo, e ver o jornal ali e pegar para ler na mesa do café da manhã, e este hábito vem me acompanhando. O jornal impresso é sempre muito rico de informações com qualidade, conteúdo, credibilidade, com análise, opinião.

O jornal impresso é sempre muito rico de informações de qualidade e conteúdos de credibilidade.

Sempre que posso levo o jornal para a minha filha de quatro anos que gosta muito de fazer "atividade" com o jornal. Fazemos com que ela tenha contato com jornais impressos, revistas e livros realizando recortes, pinturas.

CN - Mensagem final.

Napoleão - A política é muito importante porque de modo direto ou indireto afeta nossas vidas. Nossas vidas são conduzidas pelas decisões políticas, somos totalmente submetidos as decisões políticas. As vagas estarão lá, 40 serão eleitos e daí cabe a cada um de nós, com senso crítico, responsabilidade, fazer o dever de casa na boa eleição. A omissão pode alto preço, pois podemos colocar lá alguém que não compartilhe com a nossa régua de princípios e valores.

Tenho um compromisso com o Vale Europeu, com Santa Catarina, com os municípios catarinenses, com Apiúna, com Ascurra, com Rodeio, para ser de fato o advogado de defesa e embaixador das causas em favor do desenvolvimento de todos esses municípios.


Um sonho de menino que se tornou realidade Anterior

Um sonho de menino que se tornou realidade

Acusação de uso indevido de Aeronave na sessão da ALESC Próximo

Acusação de uso indevido de Aeronave na sessão da ALESC

Deixe seu comentário