logo RCN
POLÍTICA

Na contramão

Enquanto a iniciativa privada segue na direção da terceirização as administrações públicas buscam a manutenção do modelo existente

Na contramão

Sempre, quando das eleições, a expectativa do eleitor é grande ao surgimento de um fato novo, um candidato que não tenha precedentes políticos, gerando a esperança de mudança e inovação. Estes iniciam suas novas administrações contaminados por velhos hábitos da politicagem seguindo conselhos de velhas raposas e acabam por decepcionar quem os conduziu ao poder.

Promessas de campanha para garantir votos e as contratações logo se apresentam, onde até cargos já extintos ressurgem das cinzas para atender os compromissos de campanha. A falta de consideração com o povo, quando da contratação de assessores de outras cidades, para atender interesses partidários em detrimento dos verdadeiros interesses do município. Passam a impressão de que naquele município não existe pessoas qualificadas para desempenhar funções públicas.

Valorizar o que é nosso, é o primeiro passo para alcançar pleno êxito.

A cada dia, a população brasileira almeja ter uma administração pública que tenha uma gestão eficiente, com foco no corte de gastos desnecessários principalmente no tocante ao inchaço da máquina pública, que permita assim aplicação dos recursos em investimentos e bons serviços.

Isso se chama terceirização, um conceito aplicado na iniciativa privada que encontra grandes obstáculos para chegar efetivamente as administrações públicas. As vezes por interferência e desconhecimentos dos operadores da justiça, outras por agrados vindos através de verbas direcionadas para compras de equipamentos que interessam apenas aos parlamentares.

Vantagens e benefícios da terceirização

A terceirização (outsourcing em inglês) não é uma ideia nova. O conceito de transferir para fora da empresa parte de seu processo produtivo se consolidou durante a Segunda Guerra Mundial, quando as indústrias de armamento passaram a buscar parceiros externos para aumentar sua capacidade de produção. Até então, as empresas viam como uma grande virtude a verticalização do sistema de produção, ou seja, a incorporação de outras etapas de um mesmo processo de fabricação.

A maioria das organizações fazia praticamente tudo dentro de casa. Quanto menos dependesse de terceiros, melhor. De certa maneira, não era um posicionamento errado já que as comunicações eram complicadas. Além disso, não havia muitas garantias contratuais no relacionamento com terceiros.

Os tempos mudaram e a ideia de dividir entre vários fornecedores a responsabilidade pelas diferentes fases de uma operação acabou se tornando uma realidade para muitas empresas, que passaram a terceirizar diferentes áreas da companhia.

Elimine os problemas

Os regulamentos de transportes e as contratações de funcionários oferecem grandes riscos e, se não forem cumpridos, podem resultar em multas e penalidades. No entanto, através da utilização de uma terceirização logística de frota você pode evitar possíveis problemas e diminuir o tempo desperdiçado em questões burocráticas dessa área.

A terceirização de frota de veículos elimina diversas responsabilidades que o processo exige.

Tempo para se concentrar em outros setores

Na dúvida entre frota própria x terceirização, pense que ao invés de se preocupar com o transporte, ao terceirizar a frota sua administração pode se concentrar exclusivamente na gestão, na melhoria dos serviços e na criação de estratégias para melhorar a qualidade do que é ofertado.

Não é necessário desviar o foco de algum setor ou mesmo contratar uma equipe específica para administrar a gestão de frotas principalmente do transporte de passageiros.

Reduzir as despesas operacionais

A contratação de uma frota terceirizada para lidar com o transporte poupa o investimento em despesas de capital nesse setor, permitindo que você invista mais em áreas como saúde, cultura, etc.

Um parceiro terceirizado tem acesso imediato a várias opções de transporte, motoristas e, se necessário, a um espaço de armazenagem, já que seu foco é inteiramente nessa área. Além disso, vai oferecer serviços de acordo com sua necessidade, sem que você corra o risco de desperdiçar recursos e investimentos.

Sem o trabalho de administrar salários, funções, planos de saúde, enfim... a empresa tem simplesmente seus encargos trabalhistas e previdenciário diminuídos.

Foco

Com a terceirização a empresa pode focar 99% de seus esforços e recursos nos departamentos mais produtivos focados no produto real da empresa, ou seja, aquele produto que é praticamente 80% dos lucros da empresa. Dessa forma a empresa melhora sua qualidade em seus serviços e produtos e aumenta sua competitividade de mercado.

Tendência das administrações públicas brasileiras

A administração pública não vem seguindo um modelo específico de gestão, com orientações e princípios prescritivos bem organizados. Ao contrário, converge mais para a percepção de que o funcionamento da administração pública contemporânea se aproxima mais da proliferação de um conjunto de princípios e ferramentas que as levarão a falência através do inchaço do funcionalismo. Essa tendência mostra claramente reformas, ações administrativas sendo pautadas por decisões de caráter mais individualizado do que baseadas em planos abrangentes de implementação de mudanças fundamentadas em modelos de gestão de caráter normativo.

Normalmente estas gestões de serviços geram as administrações públicas despesas muito além dos salários, pois os servidores acabam por receberem funções gratificadas para realizarem o trabalho.

Algumas boas exceções vem realizando mudanças significativas no setor público, mostrando que a opção por experiências inovadoras e premiadas se mostram uma fértil unidade de observação para avaliar em que medida a administração pública no Brasil vem se ajustando às tendências mundiais de modernização da gestão.

Fica a pergunta: até quando os gestores públicos resistirão as mudanças necessárias e que são aplicadas há muito em países desenvolvidos?

 

Ammvi entrega pleitos regionais ao presidente Silvio Dreveck Anterior

Ammvi entrega pleitos regionais ao presidente Silvio Dreveck

Gerson apresenta sua equipe de governo Próximo

Gerson apresenta sua equipe de governo

Deixe seu comentário