Os primeiros 100 dias das administrações de LAIRTON em Ascurra e PAULINHO, em seu segundo mandato, em Rodeio.
Governar com equilíbrio das contas e ordenar despesas apenas necessárias.
Com estas palavras o Prefeito da cidade de Ascurra, Senhor Lairton Antônio Possamai, inicia a sua avaliação destes primeiros cem dias de administração frente ao executivo municipal.
Para o atual prefeito a novidade de administrar uma cidade diferencia-se da sua ocupação cotidiana. Empresário do ramo madeireiro, Lairton afirma que os obstáculos da administração pública municipal quase na sua maioria são voltados as burocracias no sistema governamental.
" É diferente de você administrar uma empresa. Ali os tramites são mais ágeis, na administração pública tudo leva mais tempo". O Prefeito Lairton salienta a importância e a necessidade da mais perfeita ordem nos assuntos administrativos, porém acredita que muitas coisas poderiam ser mais simples de serem estabelecidas.
Neste curto período de tempo, a administração da cidade de Ascurra está voltada no planejamento de ações futuras para a cidade. O Prefeito informa que trabalha com sua equipe na busca de recursos junto as esferas federal e estadual, melhoramento nos atendimentos básicos à população disponibilizados nas secretarias de Saúde, Educação e Obras.
No setor administrativo o Prefeito busca a qualificação dos gestores nas suas áreas. Para Lairton A. Possamai, o bom atendimento à população não é programa político, é a essência do compromisso assumido.
Destaques dos cem dias
No setor da educação, a secretaria municipal realizou melhorias na infraestrutura na unidade escolar Tenente Coronel Amaro M. Vasconcelos, no bairro Vila Nova. Foi disponibilizado um novo espaço a sala dos professores, construção de rampa de acesso à biblioteca, reposicionamento dos aparelhos de ar condicionado, grades de proteção na rampa, pintura e limpeza de todo espaço físico.
Novos materiais foram adquiridos para complementação no sistema educacional dos SEI`S e Escolas. Alfanúmeros coloridos, Tatames de EVA, Mapas, Jogos habilidade completam o reforço necessário.
A secretaria promoveu aos atendentes da educação infantil uma capacitação na área de primeiro-socorros, visando atuar na prática em situações de risco.
Na secretaria de Obras, os atendimentos de rotina seguiram sua ordem pré-fixada. As manutenções de vias no interior da cidade recebem os periódicos acompanhamentos dando destaque as obras realizadas na Serra Selim, via que dá acesso aos municípios vizinhos de Apiúna e Ibirama. Trecho muito utilizado por turistas e visitantes, é de grande importância no escoamento de produtos industriais e da área agrícola da cidade. Acontecem ainda serviços de manutenção em vias da cidade, como limpeza e regularização da pavimentação.
Na área da Saúde foram feitas ações de diagnóstico dos problemas enfrentados pela secretaria, a fim de buscar formas de melhorar o atendimento. Iniciou-se o processo de revisão e manutenção na frota de veículos, o qual estava bastante defasado. Foi disciplinado o regime de transporte de pacientes a fim de fortalecer o sistema, aperfeiçoar o transporte e gerar economia. Estão sendo avaliados e revistos os convênios, e buscando novas parcerias com intuito de ampliar o atendimento aos munícipes.
Toda infraestrutura elétrica, telefônica e logística está sendo revista e refeita para proporcionar melhores condições de trabalho aos servidores.
Firmamos convênio com o Hospital OASE de Timbó para atendimento em ortopedia, pediatria e obstetrícia, para casos de urgência e emergência. As demais situações o atendimento é realizado pelo Hospital de Ibirama. Estamos discutindo um convênio com o Hospital Beatriz Ramos em Indaial para atendimentos em consultas especializadas, exames e procedimentos aos pacientes. A proposta da nova administração é reorganizar algumas ações, buscando mais controle e economia, proporcionando assim mais recursos financeiros a serem investidos no atendimento, diminuindo as filas de espera.
Nesses primeiros meses de governo foram feitas ações na área de Assistência Social para aperfeiçoar alguns processos e estudos para melhorar a eficiência dos serviços.
Foram tomadas algumas medidas para ampliar o atendimento da média complexidade e a retomada dos trabalhos com os grupos. Também a infraestrutura, elétrica e logística foi refeita a fim de melhorar as condições de trabalho.
Destacamos as oficinas do dia da Mulher, que proporcionou as mulheres do grupo de PAIF, momentos de alegria e alta estima, com os profissionais da beleza que estiveram presente.
A oficina que lugar é ESTE? Trouxe os filhos dos beneficiários do programa bolsa família a prefeitura, em alusão a comemoração de 54 anos de emancipação da cidade, um momento divertido e de cidadania, junto ao executivo e legislativo, mostrando a importância desde cedo de exercer os direitos do cidadão, e expressar opiniões.
Nestes primeiros cem dias de administração, o executivo focou o ajuste dos trabalhos e a realização de novos projetos para a cidade de Ascurra.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Ascurra
100 dias em Rodeio
Em manifestação para a See Jornais o Prefeito, reeleito de Rodeio, falou de seus 100 dias, em 2017, a frente do Executivo Municipal, realizações e projetos.
"Nestes primeiros 100 dias de Governo, a administração se mobilizou para planejar os 4 próximos anos de governo, tendo como base o Plano de Governo, que será prioridade neste mandato. Juntamente com o planejamento, já foi dado início a confecção do material para uma nova rodada da ferramenta de participação popular, o Orçamento Participativo, ferramenta esta que define juntamente com a comunidade quais serão as obras e ações prioritárias em Rodeio.
Dentre ações concretas, que já foram encaminhadas e entregues podemos destacar:
Entrega da 3ª e última etapa da Praça Poliesportiva Agostino Macoppi, que foi a Quadra Sintética de Futebol Society;
Reforma da Escola Básica Rodeio 32;
Melhorias e pequenas reformas em Creches e escolas do município;
Aquisição de um Trator Valtra para ser utilizado na Agricultura;
Realização da Festa do Município, com grande sucesso de Público;
Abertura do Ponto de Informações Turísticas, no portal da Cidade;
Término dos Calçamentos das Ruas Germano Depiné e Leopoldo Pacher;
Previsão de início da obra de Pavimentação da Rua Luiz Gadotti no Bairro Rodeio 32;
Aceno positivo do Superintendente do DNIT de SC, para construção do Novo Trevo de Acesso de Rodeio, obra orçada em 1 milhão de Reais;
Adequação da Vila Italiana, com execução de projeto de para raios e saídas de emergência, para receber em fim o habite-se;
Rompimento unilateral por parte da Prefeitura, com a empreiteira responsável pela obra da Nova Escola, e encaminhamento jurídico para nova licitação. Esta obra é prioridade máxima para este ano;
Previsão de licitação da unidade do CRAS por parte do Governo do Estado, e entrega da obra até final deste ano;
BADESC autorizou empréstimo para a Prefeitura de Rodeio no valor de 2 milhões de Reais;
Captação de 950 mil reais em emendas parlamentares na esfera Federal;
Aprovação da lei da Licença Maternidade de 6 meses no município de Rodeio.
Estamos trabalhando fortemente com nossa equipe de Governo, juntamente com a Câmara de Vereadores para fazer um Governo ainda Melhor, estimulando o bom debate, discussões e realizações, que venham a beneficiar única e exclusivamente o nosso Povo,
Mantemos uma boa relação com os Deputados Federais e Estaduais, afim de alcançar objetivos ainda maiores para nossa Rodeio, transformando-a cada vez mais em uma Cidade Fraterna, solidária, Igualitária, e Feliz.
Paulo Roberto Weiss - Prefeito de Rodeio
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