Abelha em Apiúna

Pai morre após picada de abelha em Apiúna na frente da filha

  • Foto: Facebook - Pai morre na frente da filha depois de ser picado por abelha em SC

Apiúna/SC Essa foi a segunda ocorrência grave envolvendo o morador, que já havia sobrevivido a um choque anafilático há seis anos.

Um homem de 40 anos morreu na tarde desta terça-feira (9) após sofrer uma reação alérgica grave causada por uma picada de abelha em Apiúna, no Vale do Itajaí (SC). A vítima foi identificada como Jailson Berkembrock.

Segundo informações dos bombeiros voluntários, Jailson foi picado próximo de casa. Alérgico, ele conseguiu entrar no imóvel, pedir ajuda à filha e tomar a medicação de emergência que sempre mantinha por perto. No entanto, minutos depois entrou em parada cardiorrespiratória.

Leia também: Cachorra salva tutora de tentativa de feminicídio em Blumenau

Socorro mobilizado

A filha acionou imediatamente o socorro, mobilizando os bombeiros voluntários e uma equipe do Samu. Devido à distância, as equipes levaram mais de 30 minutos para chegar ao local. Assim que chegaram, iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), que duraram cerca de 40 minutos, mas o óbito foi confirmado às 16h20min.

Histórico de reação grave

Essa não foi a primeira vez que Jailson sofreu uma reação anafilática. Há seis anos, ele passou por situação semelhante, chegou a ter uma parada cardíaca e foi reanimado pelos socorristas. Após o episódio, descobriu a condição alérgica e passou a conviver com o uso de medicamentos de emergência. Na época, ele também sofreu um AVC como consequência do quadro.

Desta vez, porém, a gravidade da reação não permitiu reverter a parada cardíaca. Até o momento, não há informações sobre velório e sepultamento.

O que é choque anafilático

O choque anafilático é uma reação alérgica grave que pode ser desencadeada por picadas de insetos, medicamentos ou alimentos. Os sintomas incluem dificuldade para respirar, inchaço, queda de pressão e risco de parada cardiorrespiratória. O atendimento médico imediato é essencial para evitar o óbito.


Siga-nos no