Intenção de Consumo das Famílias registra pior resultado para maio desde 2023 em SC
Intenção de Consumo das Famílias registra pior resultado para maio desde 2023 em SC
-
(Fotos: Divulgação) - Os dados de maio indicam uma perda de dinamismo em componentes-chave da intenção de consumo
A leve retração foi puxada principalmente pela piora em componentes essenciais das condições de consumo, indicando perda de fôlego no ritmo de compras das famílias.
A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) em Santa Catarina alcançou 108,2 pontos em maio de 2026, com leve recuo de 0,3% em relação a abril. Apesar de permanecer acima da linha de neutralidade (100 pontos), o resultado é o mais baixo para o mês desde 2023 e indica moderação na confiança dos consumidores.
Para o presidente da Fecomércio SC, Hélio Dagnoni, o momento econômico exige cautela. “Vivemos um cenário de alta volatilidade, influenciado pelo ano eleitoral e pelas crises geopolíticas internacionais. Os juros estão em queda, o que é positivo, mas ainda há preocupação com a inflação. Esse ambiente afeta tanto os consumidores quanto o setor produtivo”, avalia.
Enquanto o índice nacional avançou pelo sétimo mês consecutivo, chegando a 106,6 pontos, Santa Catarina registrou retração em componentes importantes da intenção de consumo. O nível de consumo atual caiu 2,7% em relação a abril e 18,7% na comparação anual. O acesso ao crédito também recuou cerca de 3%, assim como a percepção sobre o momento para aquisição de bens duráveis, que teve queda de 2,4%.
Por outro lado, o mercado de trabalho apresentou desempenho positivo. O indicador de emprego atual avançou 2,2% no mês e 2,8% em relação a maio de 2025. Já a renda atual registrou queda de 0,9%, pressionando o poder de compra das famílias.
Leia também: Placas com mensagens são fixadas irregularmente em postes de Timbó
Nas expectativas para os próximos meses, a perspectiva profissional manteve estabilidade, embora em patamar inferior ao do ano passado. Já a perspectiva de consumo cresceu 3,3% na comparação mensal, apesar de continuar abaixo do nível observado em 2025.
Os dados de maio mostram perda de dinamismo em indicadores ligados ao consumo, reforçando a necessidade de acompanhamento do comportamento das famílias nos próximos meses.
Conteúdo replicado por Cabeço Negro
Conteúdo criado por Rita Lombardi - REDE CATARINENSE DE NOTÍCIAS
Os dados de maio indicam uma perda de dinamismo em componentes-chave da intenção de consumo
Intenção de Consumo das Famílias registra pior resultado para maio desde 2023 em SC
Placas com mensagens são fixadas irregularmente em postes de Timbó
Deixe seu comentário