Benefícios do café

5 benefícios do café para o seu dia a dia e seu corpo

  • Freepik - awesomecontent - quais são os benefícios do café

Os benefícios do café incluem mais energia, foco, ação antioxidante e proteção à saúde quando consumido com moderação.

O café é muito mais do que uma bebida que acompanha as manhãs ou as pausas do trabalho. Para milhões de brasileiros, ele é um hábito cultural e também uma fonte de energia para enfrentar a rotina. Mas os benefícios vão além do sabor e da disposição. Diversos estudos apontam que o consumo moderado de café pode trazer impactos positivos para o corpo e para a mente.

A seguir, conheça cinco vantagens comprovadas dessa bebida tão presente no dia a dia.

1. Mais energia e disposição

Graças à cafeína, o café estimula o sistema nervoso central, aumentando os níveis de alerta e reduzindo a sensação de fadiga. É por isso que ele costuma ser a primeira escolha de quem precisa acordar cedo ou se manter produtivo por mais tempo.

2. Melhora do foco e da concentração

Estudos científicos apontam que a cafeína pode melhorar funções cognitivas, como memória, raciocínio e atenção. Em momentos de estudo ou trabalho intenso, uma xícara de café pode ajudar a manter a mente mais concentrada.

Leia também: Tomar o café da manhã depois das 9 horas pode aumentar os níveis de cortisol

3. Ação antioxidante

O café é uma das principais fontes de antioxidantes na dieta dos brasileiros. Essas substâncias ajudam a combater os radicais livres, reduzindo o envelhecimento precoce das células e fortalecendo o sistema imunológico.

4. Proteção para o coração e metabolismo

Pesquisas indicam que o consumo moderado de café pode estar associado à redução do risco de morte por causas gerais e doenças cardiovasculares, especialmente quando consumido nas quantidades ideais. Uma revisão de estudos longitudinais observacionais concluiu que o café consumido moderadamente (de 3 a 5 xícaras por dia) está ligado a um menor risco de doenças cardiovasculares. 

Além disso, uma análise de 2023 destacou que esse hábito está relacionado à redução da mortalidade por doenças cardiovasculares, hipertensão, colesterol alto, insuficiência cardíaca e fibrilação atrial — mesmo que os efeitos variem conforme o tipo de consumo e preparo da bebida.

5. Estímulo ao bom humor

Além de despertar energia, o café também pode influenciar no humor. A cafeína estimula a liberação de neurotransmissores como dopamina e serotonina, associados à sensação de bem-estar e prazer.

Consumo com moderação

Apesar dos benefícios, o consumo exagerado de café pode causar efeitos indesejados, como ansiedade, insônia e irritabilidade. Especialistas recomendam limitar a ingestão a 3 a 4 xícaras por dia, sempre levando em consideração as particularidades de cada pessoa.


Siga-nos no