perigo de tempestades

Inmet emite alerta laranja por perigo de tempestades em 20 estados do Brasil

  • Foto: Inmet, Reprodução - Novo alerta coloca 20 estados do Brasil em perigo de tempestades, ventos e chuvas intensas

Fenômenos climáticos extremos trazem ventos de até 100 km/h e riscos graves de alagamentos e quedas de energia nesta sexta-feira.

O aviso do Inmet abrange 20 estados brasileiros, prevendo chuvas de até 100mm e granizo nesta sexta-feira. A instabilidade severa exige precaução contra interrupções elétricas e danos estruturais, com impacto inicial intensificado nas regiões sulistas e avanço para o Litoral Norte.

Alerta laranja indica riscos severos para a população

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um comunicado urgente colocando 20 estados brasileiros em alerta laranja nesta sexta-feira (20). A medida sinaliza um perigo de tempestades e chuvas intensas que podem causar impactos significativos em diversas regiões do país até as 23h59min de hoje.

De acordo com os dados técnicos do Inmet, a previsão é alarmante e exige atenção imediata:

  • Chuvas entre 50 e 100 milímetros por dia;
  • Ventos intensos variando de 60 a 100 km/h;
  • Possibilidade de queda de granizo.

Impactos previstos e regiões mais afetadas

As autoridades alertam para o risco iminente de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos urbanos. Em Santa Catarina, a Defesa Civil informou que os temporais começam pela manhã nas divisas com o Rio Grande do Sul, atingindo primeiro as áreas do Meio-Oeste e Litoral Sul.

Leia também: Violência doméstica em Araranguá leva jovem à prisão duas vezes em menos de três horas

Conforme destacado pela Defesa Civil em nota, "estes temporais, apesar de isolados, podem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa e eventuais vendavais e granizo". Entre o fim da tarde e o início da noite, o volume de água deve se concentrar com maior força no Litoral e no Planalto Norte.​

Siga-nos no