Prêmio Destaque ACORS 2026 reconhece ações e instituições ligadas à segurança pública em SC
GAECO cumpre mandados em nova fase da Operação Sodalitas Finis
-
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social do MPSC - GAECO deflagra desdobramento da 5ª Fase da Operação Sodalitas Finis para combater facção que atua na região Oeste Catarinense
Prisões e buscas ocorrem em Xanxerê e Blumenau contra facção no Oeste Catarinense
O GAECO realizou ações em Xanxerê e Blumenau na 5ª fase da Operação Sodalitas Finis. Dois mandados de prisão e cinco de busca foram cumpridos contra uma facção do Oeste catarinense. A operação conta com apoio da 39ª Promotoria de Justiça e do GEFAC.
Operação em andamento no Oeste catarinense
Conforme apuração original do portal MPSC, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) deflagrou um desdobramento da 5ª fase da Operação Sodalitas Finis. A ação ocorre nas cidades de Xanxerê e Blumenau, para combater uma facção suspeita de envolvimento em tráfico de drogas em larga escala, comércio ilegal de armas de fogo e outros delitos graves que atua na região Oeste de Santa Catarina.
Durante a operação, foram cumpridos dois mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão. As medidas judiciais fazem parte do Procedimento Investigatório Criminal conduzido pela 39ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital.
Participação do GEFAC e continuidade das investigações
Além do GAECO, a operação conta com a participação do Grupo Especial de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (GEFAC). Essa colaboração reforça as ações para desarticular a organização criminosa investigada.
As buscas e prisões visam reunir elementos que possam fortalecer o inquérito e ampliar o combate à facção que atua na região Oeste catarinense.
Medidas judiciais e combate ao crime organizado
Os mandados cumpridos refletem o avanço das investigações e o empenho das autoridades para enfrentar o crime organizado na região. A atuação conjunta entre GAECO, 39ª Promotoria de Justiça e GEFAC demonstra o esforço concentrado para desmantelar a facção.
Leia também: Produtor rural precisa atualizar o CCIR a partir de 19 de maio
As ações seguem em andamento, para garantir a segurança pública e a efetividade das medidas judiciais contra os envolvidos.
Destaques da operação
- Desdobramento da 5ª fase da Operação Sodalitas Finis em Santa Catarina.
- Dois mandados de prisão cumpridos em Xanxerê e Blumenau.
- Cinco mandados de busca e apreensão realizados nas mesmas cidades.
- Procedimento Investigatório Criminal conduzido pela 39ª Promotoria de Justiça da Comarca da Capital.
- Participação do Grupo Especial de Repressão a Crimes Contra a Administração Pública (GEFAC).
- Ação focada no combate a facção que atua no Oeste catarinense.
- Objetivo de fortalecer as investigações e desarticular organização criminosa.
GAECO deflagra desdobramento da 5ª Fase da Operação Sodalitas Finis para combater facção que atua na região Oeste Catarinense
GAECO cumpre mandados em nova fase da Operação Sodalitas Finis
Noite de segunda-feira termina com colisão e feridos na BR-470, em Apiúna
Deixe seu comentário