logo RCN
PANDEMIA

Vida voltando a normalidade?

Governo do Estado ajusta regras de convívio seguro com a Covid-19

Sob medidas de isolamento social há 20 dias para conter o avanço do coronavírus no Estado, Santa Catarina inicia nesta segunda-feira,6, uma nova etapa de convívio seguro com a doença. A atuação de profissionais autônomos passa a ser flexibilizada de acordo com anúncio feito pelo governador Carlos Moisés em um pronunciamento no fim da tarde deste domingo, 5. As regras para a permissão dos trabalhos foram estabelecidas por meio de uma portaria assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Helton Zeferino. O documento foi publicado no Diário Oficial do Estado.

Permanecem fechados, proibidos de funcionar, shoppings e o comércio em geral, conforme o decreto 535, enquanto grandes magazines já foram liberados para comercializar chocolate.

Nas redes sociais empresários questionam se o covid-19 é seletivo: não ataca quem compra chocolate e alimentos em geral, mas ataca quem comprar roupas, sapatos e utilidades domésticas.

Confira a portaria

"Essa atitude foi tomada de uma forma muito responsável. O Núcleo Econômico do Governo escutou as entidades empresariais para essa liberação, e o regramento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde, obedecendo a critérios técnicos", afirmou o governador. 

Segundo o governador, os autônomos precisarão respeitar as regras de distanciamento social, com atendimentos individualizados, sem aglomeração de pessoas nas salas de espera, com a correta higienização dos ambientes e o uso de EPIs. Em caso de teste positivo para a Covid-19 ou da apresentação de sintomas da doença, o profissional não poderá realizar atendimento, devendo permanecer em isolamento.  

A medida inclui profissionais autônomos/liberais da saúde, tais como médicos, veterinários, fisioterapeutas, biomédicos, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos e nutricionistas. Os profissionais de interesse da saúde, tais como terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, educadores físicos, cabeleireiros, barbeiros, pedicures, manicures, depiladores, massagistas e podólogos, também estão liberados.  

A flexibilização de trabalho inclui ainda profissionais autônomos de áreas gerais, entre eles advogados, contadores, administradores, jardineiros, cozinheiros, limpadores de piscina, faxineiros, empregados domésticos, encanadores, entre outros. 

Desta forma, ficam autorizados a funcionar estabelecimentos como clínicas, consultórios, serviços de diagnóstico por imagens, serviços de óticas, laboratórios óticos, serviços de assistência e prótese odontológica e escritórios em geral.  

A proibição de funcionamento segue vigente para shoppings e o comércio em geral, conforme o decreto 535. 

Carlos Moisés acrescentou que a orientação do Governo do Estado permanece para que os cidadãos fiquem em casa sempre que possível, realizando apenas os deslocamentos estritamente necessários.

QUEM PODE VOLTAR A ATENDER

Várias áreas já estavam liberadas como Supermercados, Restaurantes as margens de rodovias, bancos e outros.

Agora o Governo liberou também:

  • clínicas,
  • consultórios,
  • serviços de diagnóstico por imagens,
  • serviços de óticas,
  • laboratórios óticos,
  • serviços de assistência e prótese odontológica,
  • escritórios em geral, 
  • médicos,
  • veterinários,
  • fisioterapeutas,
  • biomédicos,
  • psicólogos,
  • enfermeiros,
  • fonoaudiólogos,
  • farmacêuticos,
  • nutricionistas,
  •  terapeutas ocupacionais,
  • assistentes sociais,
  • educadores físicos,
  • cabeleireiros,
  • barbeiros,
  • pedicures,
  • manicures,
  • depiladores,
  • massagistas,
  • podólogos,
  • advogados,
  • contadores,
  • administradores,
  • jardineiros,
  • cozinheiros,
  • limpadores de piscina,
  • faxineiros,
  • empregados domésticos,
  • encanadores,
  • entre outros profissionais autônomos de áreas gerais.



Vida voltando a normalidade? Anterior

Vida voltando a normalidade?

Prefeito Matias Kohler é o novo presidente da AMMVI Próximo

Prefeito Matias Kohler é o novo presidente da AMMVI

Deixe seu comentário