Reunião do CDR reúne lideranças em Dona Emma

-
Foto Helena Marquardt - Reunião Na Câmara de Vereadores
Dona Emma sediou na manhã desta terça-feira, dia 31, a reunião do Conselho de Desenvolvimento Regional da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama. O encontro aconteceu a na Câmara de Vereadores e contou com a presença de prefeitos, vereadores e diversas lideranças locais. A principal definição do encontro foi a continuidade dos estudos para a instalação de um consórcio de uma usina de asfalto no Alto Vale.
Na reunião, Jamir Marcelo Schmidt, secretário da ADR, destacou que já houve várias tratativas sobre o tema e este era o momento de decidir se o projeto terá ou não continuidade. Em uma votação unanime os prefeitos presentes definiram que a criação de um consórcio seria financeiramente viável caso houvesse uma pedreira na região que pode ser explorada para retirada de material que será usado como base para o asfalto. "Com essa definição agora a ADR de Ibirama vai providenciar a sondagem de um terreno do Governo do Estado em Presidente Getúlio. Essa sondagem vai determinar se o volume e qualidade do material da pedreira são suficientes e se pode ser feita a detonação da rocha no local. Só a partir daí poderemos dar os próximos passos."
Ao falar sobre a as reuniões do Conselho, o prefeito de Dona Emma e anfitrião do evento, Nerci Barp, citou o avanço no desenvolvimento regional a partir dos encontros. "O CDR dá encaminhamento a várias demandas que são fundamentais para o desenvolvimento regional e acredito que o caminho para encontrarmos soluções que beneficiem a todos é mesmo a união de esforços".
Os prefeitos de José Boiteux, Witmarsum e Dona Emma também solicitaram no encontro providências em relação ao abastecimento de água na região. Jonas Pudewell, de José Boiteux citou que a qualidade da água tem deixado a desejar e pediu que providências sejam tomadas. "No nosso município aguardamos a instalação de uma nova Estação de Tratamento, mas por enquanto esse processo não está andando, apesar de todos os esforços do funcionário da Casan e de termos cedido o terreno para a construção, então essa é uma necessidade urgente", afirmou.
A pauta inclui ainda discussões sobre a construção de novas unidades do CRAS na região, construção de canal extravasor da Barragem Norte em José Boiteux, apresentação da situação do projeto de ligação asfáltica entre Vitor Meireles e a BR-116, abertura da UTI do Hospital Dr. Waldomiro Colautti, marcada para o dia 20 de novembro e os recursos liberados para reformas e projetos de reformas de várias escolas estaduais.
Deixe seu comentário