Primeira mulher apiunense candidata a uma vaga na ALESC
A jovem mãe, empresária e futura advogada, Rosalina Aparecida dos Santos, ou simplesmente NINA MONTAGNA, nasceu em Ponte Alta e vive em Apiúna. Por Apiúna foi eleita vereadora em 2016, e nos quatro anos de seu mandato trabalhou intensamente para trazer recursos para o município, principalmente para as áreas da saúde e da infraestrutura.
Em 2020 foi candidata a prefeita de Apiúna, a primeira mulher a pleitear o cargo, onde obteve cerca de 40% dos votos válidos. “Mesmo não obtendo êxito sai fortalecida da eleição e com a certeza de poder contribuir muito para com as pessoas através da política”, salienta Nina.
No ano de 2021, a convite do Deputado Federal Fabio Schiochet, assumiu a presidência do PSL mulher em Santa Catarina e pode perceber que a mulher precisa conquistar seu espaço na política, lutar por suas demandas, tanto como mãe, quanto profissional no mercado de trabalho.
Agora em 2022, Nina aceitou o convite e mais uma vez se coloca a disposição da população, como candidata a deputada estadual.
“Entendo que com o apoio do Deputado Federal Fábio Schiochet, posso fazer muito por todos os municípios do Vale Europeu, e com a garra e a determinação, que sempre tive, trabalharei muito pelos direitos das mulheres catarinenses.” Disse Nina.
Nina, visitou a redação da SEE JORNAIS (Jornais Cabeço Negro e Parole) e tivemos o prazer de entrevistá-la.
ENTREVISTA
Jornal Cabeço Negro – Por que ser candidata a Assembleia Legislativa de Santa Catarina?
Nina– Para poder buscar soluções para os problemas do nosso município e região. Se como vereadora já consegui trazer uma quantidade razoável de soluções e recursos, como deputada trarei muito mais.
É um sonho representar Apiúna. Como Prefeita poderia resolver 50% dos problemas de nosso município, mas como deputada talvez 70% das necessidades poderiam ser superadas.
O eleitor precisa se conscientizar de que votando em candidatos de outras regiões estão deixando nosso prefeitos e vereadores com o pires na mão. Se o candidato é da região e comprometido, tudo é mais fácil.
CN – O que é política para você?
Nina – É um meio de transformação, de mudança, em benefício da população. É dar meios ao cidadão de ser representado em suas reivindicações junto aos poderes públicos constituídos.
As pessoas precisam de dignidade, condições de trabalho, de um remédio quando necessita, exames quando imprescindível, e educação de qualidade para seus filhos.
Se tivessem políticos que soubessem destinar os recursos para os que realmente necessitam, tudo seria mais fácil.
A Rede Feminina de combate ao Câncer de Apiúna não tinha um veículo para locomoção quando necessário. Eu consegui um carro usado para a REDE. Recebi críticas devido a ser um veículo usado, mas muitas vezes temos de começar com uma bicicleta para atingirmos algo melhor. Foi através da política que pude ajudar a RFCCA, e quantas pessoas a Rede pode ajudar? Atender, buscar, levar atendimento para as pessoas enfermas.
“Do que me adiantaria passar pela terra e não deixar a minha marca.”
Se eu conseguir me eleger tenho certeza de que o povo apiunense terá orgulho de possuir uma Deputada Estadual, a primeira mulher, e o terceiro representante de sua história no Legislativo Estadual.
Orgulho de saber que uma apiunense que se criou ali em Santa Rosa, filha dessa terra, está ocupando uma das quarenta cadeiras e trazendo recursos para o nosso município.
CN – Qual sua principal bandeira de campanha?
Nina– Saúde e Educação estão sempre em primeiro lugar.
Mensagem Final – Peço aos eleitores de Apiúna, Ascurra e Rodeio, que por mais que sejam visitados por outros candidatos, lembrem que um candidato que vive perto de você tem mais condições de atendê-lo. Outra coisa, que nós mulheres também podemos fazer, não precisamos esperar que outros façam.
É muito importante a nossa união.
Sei que muitos não podem se manifestar, pois estão sujeitos a cobranças, mas eu digo para os leitores que lá na urna o voto é secreto.
“Deposite um voto de confiança em mim, lá na urna, pois tenho certeza que todos terão orgulho de mim”.
Deixe seu comentário