logo RCN
SAÚDE PÚBLICA

Mais uma vitória para a saúde de Apiúna

  • Fotomontagem: Alexandro de Souza -

A avaliação do programa Previne Brasil no ano de 2022 colocou o município entre os melhores com ótimo desempenho no atendimento quanto ao eSF e eAP, subindo 11,13% com 2 indicadores pactuados e que foram alcançados.

O programa equilibra valores financeiros per capita referentes a população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado aos incentivos específicos.

 O secretário da saúde, Lucas Xavier dos Reis, deixa um agradecimento especial aos profissionais que cuidam com muito zelo e carinho de tantas vidas e ressalta ainda que essas ações visam contribuir para a melhoria das condições de saúde da população, a redução das iniquidades e a promoção da qualidade de vida da nossa população.

Para o prefeito, Marcelo Doutel da Silva, essa avaliação positiva é fruto de muito trabalho e dedicação das equipes envolvidas.

"Sabemos que muito ainda temos par alcançar e com trabalho e dedicação, diários, buscaremos o melhor para o cidadão apiunense".

 Apiúna conseguiu atingir esses 2 indicadores com um ótimo trabalho em equipe, que vem sendo realizado pelos profissionais de saúde do município.

 Fonte:https://esusfeedback.com.br/#/serie-historica/indicadores-previne-brasil/resultado

O que é o Previne Brasil?

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em quatro critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho, incentivo para ações estratégicas e Incentivo financeiro com base em critério populacional.

A proposta tem como princípio a estruturação de um modelo de financiamento focado em aumentar o acesso das pessoas aos serviços da Atenção Primária e o vínculo entre população e equipe, com base em mecanismos que induzem à responsabilização dos gestores e dos profissionais pelas pessoas que assistem.

O Previne Brasil equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como ampliação do horário de atendimento (Programa Saúde na Hora), equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), equipes de Consultório na Rua, equipes que estão como campo de prática para formação de residentes na APS, entre outros tantos programas.

Além das informações contidas na página do programa é possível tirar dúvidas pelo e-mail aps@saude.gov.br


Estado entrega R$ 15,3 milhões em equipamentos para Corpo de Bombeiros Militar em ato de promoção de praças e oficiais Anterior

Estado entrega R$ 15,3 milhões em equipamentos para Corpo de Bombeiros Militar em ato de promoção de praças e oficiais

Jean Benvenutti assume de forma interina a prefeitura de Apiúna Próximo

Jean Benvenutti assume de forma interina a prefeitura de Apiúna

Deixe seu comentário