Apresentação no dia 05 de fevereiro às 18h30min na Câmara de Vereadores
No dia 05 de fevereiro às 18h30min acontecerá na Câmara de Vereadores de Apiúna a apresentação do serviço de Família Acolhedora, evento este aberto a toda comunidade. Participe e saiba mais sobre o serviço.
O que é o Serviço de Família Acolhedora?
O serviço cadastra, capacita e acompanha famílias que desejam acolher em seu lar temporariamente crianças ou adolescentes que estão afastados de suas famílias por decisão judicial.
Por quais motivos as crianças e adolescentes são afastadas de seu convívio familiar?
Quando são identificados situações de violência, negligência ou abandono.
Por quanto tempo a criança ou adolescente fica em acolhimento familiar com uma família acolhedora?
O acolhimento é provisório até que se identifique a possibilidade de retorno à família de origem e pode durar de 6 meses a 2 anos.
E se a família de origem não tiver as condições necessárias para o retorno da criança ou adolescente?
É verificado a possibilidade de outros familiares acolherem ou pessoas que já possuam vínculo com as mesmas. Após esgotadas todas as possibilidades e conforme decisão judicial a criança ou adolescente fica na espera por uma família adotiva.
A Família Acolhedora também pode adotar?
Não. O objetivo da Família Acolhedora é acolher provisoriamente com o intuito da criança ou adolescente retornar ao convívio familiar de origem. A Família Acolhedora não pode ser um atalho para a adoção.
Quem pode ser Família Acolhedora?
Os critérios principais são: idade acima de 21 anos, todas as pessoas que moram na residência estarem de comum acordo, não possuírem envolvimento com álcool ou drogas, não ter antecedentes criminais, não estar na fila de adoção, estar disposto a participar de processos de capacitação e ter o parecer favorável da equipe técnica.
A Família Acolhedora pode escolher o perfil ao qual ela deseja acolher?
Sim. A família pode optar se deseja acolher a criança, adolescente ou grupos de irmãos mediante a estrutura e dinâmica da família acolhedora. Essa decisão pode ser discutida e modificada conforme o interesse da família e avaliação da equipe. A equipe respeita a decisão da família nas condições a que se sente apta a acolher e avalia em conjunto com a mesma.
Durante o acolhimento qual o apoio que a Família Acolhedora recebe?
A equipe técnica do serviço composta por psicólogo, assistente social e orientadora social acompanha a família semanalmente ou de acordo com o combinado com a família para dar suporte e atendimento prioritário nos demais serviços como saúde, educação e assistência social. A família também recebe do município um subsídio mensal para ajudar nos custos com a criança ou o adolescente durante o período do acolhimento.
E sobre o apego da família acolhedora com a criança?
O apego tanto da criança quanto da família é de suma importância para que ambos se adaptem a esta nova rotina e para que a criança ou adolescente receba o afeto e a atenção necessária no momento que ela mais precisa. Os vínculos adquiridos durante o acolhimento irão fortalecer o desenvolvimento emocional tanto da família quanto do acolhido e podendo proporcionar mais uma referência para a criança ou adolescente.
Os vínculos podem ser mantidos após o desacolhimento conforme interesse de ambos. Há relatos de famílias que já acolheram e hoje são padrinhos das crianças e adolescentes e continuam participando da vida dos mesmos, até mesmo contribuindo para a família de origem.
Para saber mais sobre o serviço procure a sede do serviço de Família Acolhedora em Rodeio na rua Barão do Rio Branco, bairro Centro, nº 988 (ao lado do CRAS) ou através do fone (47) 3384-0060, e-mail familiaacolhedoracomarca@gmail.com e fanpage www.fa cebook.com/familiaacolhedoracomarcaascurra/
Deixe seu comentário