logo RCN
POLÍTICA

Audiência Pública municipal apresentou o Plano Plurianual

  • Willian Klaumann - Audiência

Mais de R$189 milhões para o próximo quadriênio

A prefeitura municipal realizou na manhã desta terça-feira, 29, na câmara de vereadores, audiência pública sobre o PPA (Plano Plurianual 2018/ 2021). Previsto no artigo 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo decreto 2.829, de 29 de outubro de 1998, o plano plurianual é um instrumento regencial de planejamento das ações governamentais de caráter estratégico e político e abrangem as diretrizes, os objetivos e as metas para as despesas de capital.

O PPA não deve ser elaborado de forma genérica, deve ser de referência básica para a elaboração dos demais instrumentos que integram o sistema orçamentário na área pública (LDO e LOA). Cabe ao PPA definir o que realizar em seu período de vigência para que sejam alcançados os objetivos estratégicos, estabelecidos pela administração, traduzindo-os em ações concretas.

A projeção do PPA é calculada com as estimativas de receitas e despesas dos próximos 4 anos de gestão. As receitas municipais são provenientes de recursos próprios como IPTU, ISS, ITBI, taxas e contribuições, transferências Estaduais como ICMS e IPVA e transferências federais como FPM (IR+IPI), FEX, IPI-exportação, CIDE, ITR, CFEM e Royalties, além de convênios e emendas parlamentares. Já as despesas são calculadas com base nos gastos com folha de pagamento, despesas com manutenção das atividades executadas e investimentos realizados pelas secretarias, além de uma reserva de contingência.

Dentro deste contexto, estão inclusos: câmara de vereadores, gabinete do prefeito e vice-prefeito, secretaria de administração e finanças, secretaria de educação e cultura, fundo municipal de saúde, secretaria de transportes e obras, secretaria de agricultura e meio ambiente, secretaria de indústria, comércio e turismo, fundo municipal de assistência social, fundo municipal da criança e do adolescente, encargos gerais do município, fundo municipal de habitação, secretaria de esporte e lazer.

O valor total da receita corrente projetada, calculando as arrecadações no município, do governo federal, estadual, convênios para investimentos e deduções, totaliza o valor de R$ 189.325.945,25 para os 4 anos de administração municipal.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Apiúna

Quem previne, preserva Anterior

Quem previne, preserva

Mutirão acabará com fila de espera por exames Próximo

Mutirão acabará com fila de espera por exames

Deixe seu comentário