Mutirão de limpeza Rio Camboriú

Mutirão de limpeza Rio Camboriú mobiliza voluntários neste domingo

  • Foto: Prefeitura de Balneário Camboriú, Divulgação - Na última edição foram removidas mais de duas toneladas de lixo da água

Iniciativa conjunta entre Balneário Camboriú e Camboriú celebra o Dia Mundial da Água com foco na despoluição de rios e lagoas no Litoral Norte.

O mutirão 'Todos pelo Rio Camboriú e Afluentes' busca despoluir cursos d'água após edições anteriores removerem duas toneladas de lixo. A ação conjunta entre Balneário Camboriú e Camboriú mobiliza mil voluntários para preservação hídrica e educação ambiental no Litoral Norte catarinense.

Mobilização regional pela preservação hídrica

As cidades de Balneário Camboriú e Camboriú realizam neste domingo (22), a partir das 8h, o mutirão "Todos pelo Rio Camboriú e Afluentes". A mobilização, que celebra o Dia Mundial da Água, projeta reunir mais de mil voluntários para remover resíduos sólidos de diversos cursos d'água da região. Segundo o portal NSC Total, a estratégia busca repetir o sucesso de edições passadas, quando foram retiradas cerca de duas toneladas de lixo das águas e margens.

Itinerário e abrangência da ação

O evento é uma parceria entre as duas administrações municipais e abrange os principais mananciais das cidades. Em Balneário Camboriú, o percurso de limpeza contempla:

  • Rio Camboriú;
  • Rio Marambaia;
  • Rio Peroba;
  • Rio das Ostras;
  • Ribeirão Ariribá;
  • Lagoa de Taquaras;
  • Lagoa da Mariquinha;
  • Lagoa do Porto do Pescador.


Já no município vizinho, o trabalho concentrar-se-á no trecho do Parque Linear, também no Rio Camboriú.

Logística e suporte aos voluntários

Os participantes cadastrados previamente devem comparecer aos pontos de encontro às 8h. Para incentivar a adesão, os primeiros inscritos receberão itens especiais, incluindo mil ingressos para atrativos turísticos de Balneário Camboriú, 500 bonés e mil camisetas. Na última quinta-feira (19), as prefeituras entregaram kits contendo luvas e sacos plásticos.

Leia também: Prefeito de Ascurra aceita convite e vai assumir Secretaria de Planejamento de SC

No início das atividades, haverá distribuição de repelente e protetor solar. A organização orienta que os voluntários levem garrafinha ou caneca individual para hidratação, já que haverá oferta de água e frutas nos locais de concentração. A ação segue até as 12h, integrando atividades de educação ambiental.

Histórico do projeto

O mutirão "Todos pelo Rio Camboriú e Afluentes" foi criado em 2025, motivado por enchentes que agravaram a poluição nos leitos locais. Na edição anterior, o evento contou com a participação de aproximadamente duas mil pessoas. A iniciativa atual envolve o poder público, entidades civis e empresas privadas do Litoral Norte.

Ponto de concentração principal

Um dos principais locais de encontro será no bairro Vila Real, na Rua Dom Afonso, s/nº, próximo à Ponte Altamiro Castilho, ponto que marca o limite geográfico entre os dois municípios.