Apiúna terá TV DIGITAL

O centro da cidade de Apiúna receberá sinal de TV Digital, sinal de alta qualidade e definição. A implantação da TV Digital acontece através da parceria entre a Prefeitura de Apiúna e o Ministério das Comunicações.
Qualidade de imagem e som, além de programação local, são os principais benefícios. Assistir TV sem ruído ou chiado e com melhor qualidade de som e imagem será realidade em nossa cidade.
Segundo o Chefe de Gabinete, Valdir Amarante, o projeto será executado em dez etapas e já está na sua sexta etapa, com previsão de término em sessenta dias.
“Com a implantação da nova antena com altura de vinte metros, quatro antenas parabólicas de captação, caixa abrigo com Sat Link e todo cabeamento, faz com que a TV Digital tenha uma qualidade muito superior, sendo mais estável e confiável”, afirmou o prefeito Marcelo Doutel da Silva.
Na região da AMVE, além de Apiúna, Benedito Novo, Botuverá, Guabiruba, Rio dos Cedros e Rodeio também estão no processo de qualificação para receber sua estação de TV Digital.
Quem conduz este trabalho no Brasil é a Seja Digital, entidade criada pela Agência Nacional de Telecomunicações - ANATEL em 2015 para operacionalizar essa e outras políticas públicas no país. A organização atua em conjunto com o Ministério das Comunicações (MCom) articulando a adesão ao programa junto aos gestores públicos municipais, às entidades de radiodifusão e instalando as estruturas e tecnologias necessárias para a transmissão do sinal de TV digital.
Para participar do programa, o município deve cumprir algumas exigências do MCom.
Até aqui, a prefeitura de Apiúna cumpriu todos os requisitos: manifestou interesse, indicou o local para construção da infraestrutura e assinou o Termo Jurídico de Adesão. Em breve serão iniciadas as obras de infraestrutura e em seguida os testes de radiofrequência. A previsão é de que em abril de 2023 o sinal digital de TV aberta chegue aos domicílios da cidade.
De acordo com a Gerente da Seja Digital em Santa Catarina, Cheila Zortéa, quem se beneficia desta iniciativa é a população do município, especialmente a de menor renda que não tem acesso a TV por assinatura, streamings ou outras formas de transmissão que atualmente são pagas. Além da imagem e som com melhor qualidade, outro ponto positivo é a possibilidade de assistir à programação local, com informações sobre a região.
“Outra melhoria que vem junto com a digitalização do sinal de TV em Apiúna e nos demais municípios, são os sinais das TVs públicas, como Canal Brasil, Canal Saúde e TV Escola que tem uma programação rica e voltada para a promoção de cultura, informação e cidadania”, explicou Cheila.
Muito em breve todos os apiunenses poderão desfrutar de mais esse avanço.
O Programa Digitaliza Brasil / Ministério das Comunicações (MCom) / Portaria MCom n°2.524. de maio de 2021.
Foto arquivo assessoria de comunicação da Prefeitura de Apiúna
Deixe seu comentário