logo RCN
Forum dos Empresários

Fiesc participa de lançamento de fórum de empresários que discute recomendações ao G20

  • Cadu Gomes - O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, fez uma apresentação no evento

Presidente da Federação esteve presente na primeira reunião do B20 sob a presidência do Brasil. Executivos das catarinenses WEG e Tupy têm papel de liderança nos debates.

Ampliar o relacionamento e fomentar o diálogo entre o setor público e privado é o principal objetivo do B20, fórum que congrega cerca de 1 mil empresários e entidades de todo o mundo para promover o diálogo e o fortalecimento de relações entre o setor privado e os governos do G20, atualmente presidido pelo Brasil. 

Com nosso país na liderança do G20, o B20 está sendo presidido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A entidade realizou na segunda-feira, no Rio de Janeiro, a primeira reunião do fórum de empresários, com a participação do presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar. 

O evento reuniu presidentes das federações das indústrias de vários estados, empresários e outras entidades representativas de diversos segmentos, além de autoridades. “É uma oportunidade ímpar para empresários e entidades brasileiras poderem participar de discussões que vão nortear políticas públicas e prioridades globais em termos de desenvolvimento econômico e social. A possibilidade de ver recomendações do B20 criadas em consenso sob a liderança do Brasil implementadas pelos países que compõem o G20 é um marco para para as relações exteriores do Brasil”, destacou Aguiar.  

O B20 atua por meio de reuniões de membros das suas forças-tarefas e do  conselho de ação, cujo objetivo é apresentar ideias e buscar consenso sobre temas relevantes para o desenvolvimento socioeconômico mundial, e apresentar recomendações práticas aos membros do G20.

O CEO da catarinense Tupy, Fernando de Rizzo, é o líder da força-tarefa de transformação digital. Segundo ele, a transformação digital é sobre executar negócios de uma forma diferente e o resultado do uso dessas tecnologias deve ser melhorar a tomada de decisão. “Não é sobre um movimento tecnológico, mas um processo de negócios e os dados que os apoiam e as acima disso, as pessoas envolvidas. O digital não é fim, é parte do caminho”, destacou. 

O presidente (chair) do B20 é Dan Ioschpe, que também integra o conselho da catarinense WEG. Junto com grandes executivos brasileiros e estrangeiros participantes dos grupos, sua missão é debater propostas dentro dos temas: Comércio e Investimento, Finanças e Infraestrutura, Emprego e Educação, Transição Energética e Clima, Transformação Digital, Integridade e Compliance, Sistemas Alimentares Sustentáveis e Agricultura, além do Conselho de ação Mulheres, Diversidade e Inclusão em Negócios.
 


ACI apresenta sua agenda de eventos, mesclando iniciativas tradicionais às inovadoras Anterior

ACI apresenta sua agenda de eventos, mesclando iniciativas tradicionais às inovadoras

Santa Catarina registra prisão de 18 prefeitos em investigações do MP Próximo

Santa Catarina registra prisão de 18 prefeitos em investigações do MP

Deixe seu comentário