logo RCN

Estradas intransitáveis

Com o longo período de chuvas, devido ao fenômeno “El Niño”, causou grandes danos às estradas interioranas do município de Apiúna, principalmente na região alta nas localidades de Salão, Braço do Salão, Sabiá e Águas frias, segundo o morador Cleomar Hugen.

“Já denunciei em julho passado de que nossas estradas não estavam tendo a manutenção necessária e agora piorou e muito.” Disse Hugen.

O agricultor fala de suas perdas com o problema nas estradas e lamenta ter feito tantos investimentos em sua propriedade.

Em 20 de julho de 2023, Hugen escreveu para o jornal seu lamento: “O investimento esse ano aqui já  passa de 600 mil e até final do ano vamos chegar na casa de 1 milhão em projetos, estamos dobrando a produção de morangos, dobrando a produção de tangerinas e essa semana fui ao Rio Grande do Sul buscar mudas de amora, mirtilo e framboesa, e se havendo a adaptação vamos investir para valer ano que vem. Para se ter uma ideia de investimento um hectare de qualquer fruta dessas pode gerar até 15 empregos, e não conseguimos nem uma carga de barro. Brincadeira né? Aí tem empresário de fora que construiu uma  granja e ganhou centenas de horas de máquina, ou tipo igual ao acontecido em que uma caçamba do município puxou três dias seguidos macadame para Hemmer ( sabes por que e por quem). Infelizmente a situação está difícil como investir aqui ainda? Consegui fazer um projeto temos 30 produtores com interesse em abrir uma cooperativa, mas com andar da carruagem e se ano que vem na política for essa a única opção não adianta nem investir e talvez a margem vergonhosa de crescimento populacional do IBGE continue caindo.”

O secretário municipal de transportes e obras, Paulo Alexandre Forbici, explicou que não se trata de não fazer o serviço, é uma questão de conseguir ou não devido as fortes chuvas que impedem a macadamização. “Não olhamos a quem, fazemos para todos, pois queremos todas as estradas perfeitas, mas desde que iniciamos as obras nessas localidades, não parou mais de chover.”

Para o prefeito Marcelo os ataques não passam de ações políticas.

O fato é que as estradas da região, em questão, estão mesmo muito ruins como mostram as fotos, mas também é verdade que com o tempo chuvoso e com caminhões com julietas carregadas transitando no local, não há estrada que resista, nem de asfalto e tampouco de concreto.

Esclarecendo: “El Niño é um fenômeno natural caracterizado pelo aquecimento anormal das águas do oceano Pacífico na sua porção equatorial. Ele ocorre em intervalos irregulares de cinco a sete anos e tem duração média que varia entre um ano e um ano e meio, com início nos últimos meses do ano.”

Prefeitos do Vale Europeu pedem esclarecimento sobre Ferrovia Leste/Oeste ao Ministério dos Transportes Anterior

Prefeitos do Vale Europeu pedem esclarecimento sobre Ferrovia Leste/Oeste ao Ministério dos Transportes

Girão anuncia ações pela suspensão da vacina de COVID obrigatória em crianças Próximo

Girão anuncia ações pela suspensão da vacina de COVID obrigatória em crianças

Deixe seu comentário