DENGUE

Dengue é ameaça à região

Ascurra já afetada e cidades vizinhas em alerta

Foto: Richard Ferrari

Alinhado às ações da Atenção Básica à Saúde, a Secretaria de Saúde de Ascurra trabalha na prevenção e no combate da dengue no município, através da Vigilância Epidemiológica e do Serviço de Combate à Endemias. Atualmente, Ascurra tem seis casos confirmados para a doença e uma pessoa está hospitalizada com suspeita de dengue, aguardando resultado do exame.

Os municípios vizinhos já fazem campanha para evitar casos para que a região não tenha um avanço significativo da doença.

Ascurra tem quatro focos locais ativos e em tratamento no momento. Em janeiro de 2022 eram sete focos, sendo que três já foram eliminados através dos trabalhos do setor. O outro foco, onde pessoas foram diagnosticadas com a doença, é o foco "importado", onde a primeira infecção aconteceu fora do município.

Ascurra conta com uma rede de armadilhas que monitoram a situação do mosquito da dengue. Esta rede é dividida em 19 pontos estratégicos e em duas partes: a rede do bairro Estação e entornos, que conta com oito pontos estratégicos e 28 armadilhas, e a rede do centro e entornos, que tem 11 pontos estratégicos e 33 armadilhas, totalizando 61 armadilhas em todo o município.

Estes pontos estratégicos são onde existe uma grande circulação de pessoas diariamente. A cada sete dias, o agente de Combate à Endemias, Osni Benkendorf, faz a conferência destas armadilhas, verificando a existência de ovos ou larvas que podem ser do mosquito transmissor da dengue. Ao verificar a existência deles, o agente coleta o material e envia ao laboratório para análise, tendo a confirmação ou não de ser um ponto de dengue.

Todos podem contribuir no combate da dengue.

Evite deixar pneus e recipientes que possam encher com a água das chuvas no pátio de casa, tampe caixas de água e coloque areia nos pratos de vasos de flores.

Ações simples que ajudam no combate ao mosquito da dengue.

Fonte: Richard Ferrari / Assessoria Prefeitura Ascurra






EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro