COMÉRCIO

Dia das Mães movimenta comércio em Santa Catarina

Pesquisa da Fecomércio/SC mostra que consumidores pretendem gastar 21% a mais que no ano passado

Foto: Fernanda Kleinebing | Agência Adjori/SC de Jornalismo

Os catarinenses pretendem visitar os comércios para fazer compras para o Dia das Mães e gastar, em média, R$ 196,64 nos presentes. Isso é o que mostrou pesquisa de intenção de compras da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio/SC). O valor desembolsado é 21% maior quando comparado a 2021.

O economista da Fecomércio/SC, Alisson Fiuza, explica que a alta está relacionada à confiança dos consumidores causada, principalmente, pela estabilidade nos níveis da pandemia. "Também temos uma retomada no nível de emprego aqui no estado, nós, entre janeiro e março, são mais de 60 mil vagas abertas, o segundo maior número absoluto nas unidades federativas. E com isso, consequentemente gera renda para a população. Uma capacidade financeira melhor, faz com que as famílias tenham uma maior possibilidade de ampliar seus gastos nesse momento", complementa. Apesar da recuperação, o valor médio gasto ainda está abaixo do nível pré-pandemia.

Com o objetivo de entender as principais demandas dos consumidores, a pesquisa mostrou também que, sete em cada dez estão indo às lojas nesta semana, que antecede à data. O comércio de rua ainda permanece como o principal destino de compras, com 55,1%. Em segundo lugar aparecem os Shoppings Centers, com 21,7%.

Compras on-line

A internet, que ganhou espaço nas compras desde o início da pandemia - de 3,8% em 2019 para 19,3% em 2021 - representa 17,7% neste ano. "Os consumidores vão realizar pesquisa de preços e a maior parte dessas pesquisas será no comércio de rua, o que é diferente do ano passado, quando a grande maioria eram feitas pela internet", explica Alisson. Segundo o economista, o crescimento das compras nas ruas, quebrando a tendência de crescimento do online, também se dá em virtude da confiança dos consumidores em relação à pandemia.

Fernanda Kleinebing | Agência Adjori/SC de Jornalismo






EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro