ECONOMIA

Consumo de gás natural em SC cresce 7,6% em maio e bate recorde histórico

O pico de vendas da Companhia ocorreu no dia 6 de maio

Foto: DIVULGAÇÃO

Em maio, o consumo de gás natural em Santa Catarina registrou um crescimento de 7,6%, segundo dados da Companhia de Gás de SC (SCGÁS) divulgados nesta sexta-feira (11). O volume total consumido no mês passou de 64,9 milhões de m³ em abril para 69,9 milhões de m³ em maio. Este foi o maior valor já registrado no Estado.
Os principais setores em crescimento foram o residencial, com 30% de aumento, o industrial, com +4,5%, e o Gás Natural Veicular (GNV), com +1,4%. Além disso, o pico de vendas da Companhia ocorreu no dia 6 de maio, quando foram comercializados 2.451.657 m³ de gás natural, o maior volume para um único dia.
Para o presidente da SCGÁS, Willian Lehmkuhl, o gás natural é essencial para o desempenho da economia catarinense. "Desde o início do ano estamos registrando recordes no consumo, com recuperação em todos os setores pós crise causada pela pandemia. As 321 indústrias que atendemos, por exemplo, são responsáveis por cerca de 50% do PIB industrial catarinense, o que significa que o crescimento no consumo desse setor está diretamente ligado à recuperação da economia em 2021", disse.
Insumo extra
Com consumo em alta, a SCGÁS negocia novos contratos de fornecimento do insumo. Nesta semana mais uma etapa foi concluída, em um processo que tem parceria com outras quatro distribuidoras de gás natural do Centro-Sul do país. Foram selecionados 11 fornecedores, entre eles a Shell e a Petrobras, com mais de 100 propostas comerciais.
A próxima etapa da contratação acontece a partir de julho. O objetivo é que, ao longo do segundo semestre, as distribuidoras celebrem novos contratos de suprimento com início das operações em 2022. Em Santa Catarina, a SCGÁS deve substituir gradualmente o atual contrato, assinado somente com a Petrobras.





EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro