CULTURA

Dialeto Trentino é reconhecido como patrimônio imaterial de Rodeio

Escola dos Franciscanos de Rodeio / Foto: Tiroleses.com.br

Foto: Tiroleses.com.br
Escola dos Franciscanos de Rodeio

O projeto de lei número 05/2021 registra o Dialeto Trentino como patrimônio cultural imaterial do município de Rodeio e garante a manutenção histórica e cultural do mesmo.

Segundo o Departamento de Cultura do Município, outros projetos que visam fomentar e ensinar o dialeto para as crianças e jovens da cidade serão desenvolvidos evitando que seja um costume perdido com o passar dos anos.

O dialeto trentino é uma variante linguística do idioma italiano, trazido para Rodeio a partir dos primeiros imigrantes tiroleses, de nacionalidade austríaca, em 1875.

Essa variante linguística é utilizada cotidianamente pelos cidadãos de nosso município e utilizado em nomeações de pontos turísticos, tendo em vista o Picol Paradis, e também no comércio.

Vale destacar também, que a trentinidade é um "elemento identitário" muito forte na história, cultura e turismo do município de Rodeio. É um elemento que diferencia Rodeio dos outros municípios catarinenses lhe proporcionando uma identidade própria.

Rodeio é reconhecido desde 1988 como o "Vale dos Trentinos", possuindo o maior Museu de História Trentina fora da Itália.

As relações com a província de Trento (Itália) movimentam atividades socioeconômicas desde os anos 1980 e isto somado aos grupos folclóricos, que buscam preservar as tradições, e que aproximadamente 70% da população possuir descendência trentina fez com que Rodeio recebesse o título de "Capital Catarinense Trentina" a partir da Lei Ordinária 17794/2019.

Segundo o prefeito Valcir Ferrari, desta forma esse projeto de lei não só colabora para a manutenção da cultura, através da preservação linguística do dialeto trentino entre os munícipes, como também fomenta o turismo.

 "Parabéns aos vereadores por aprovarem esse importante projeto e caminhar junto com a cultura para preservar os costumes italianos de nossa querida gente."





EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro