Rosama.png
VIVER E CONVIVER

Imaturidade Emocional (Parte 1)

Por ROSANA CHISTE psicóloga / CRP 1208531

No outro mês falamos um pouco de Maturidade Emocional. Agora vamos falar um pouco sobre o inverso, alguns traços da Imaturidade Emocional, sem esgotar o assunto pois é bem amplo.

Podemos pensar na pessoa que conhecemos ou alguns traços que vemos em nós mesmos. É provável lembrar de muitas "bolas fora" que é dado, com frequência vemos essas imaturidades e vemos as incoerências. Não porque foi mal-intencionada, mas porque foi fechada na visão de mundo e só defendeu os próprios interesses.

Todas as características expostas aqui, elas não são fechadas, definitivas ou alguém não vai com o tempo amadurecer essas posturas. Elas são dinâmicas de relacionamentos do estado emocional do momentos e hábitos que podem ser passíveis de mudanças, reflexões e transformação.

Alguns exemplos: Traço - 1. Parcialidade e egocentrismo: a pessoa só vê o que interessa para ela. Diante do olhar "parcial" dos acontecimentos; os outros ficam invisíveis, e não é possível enxergar com clareza. O egocêntrico sofre de pensamentos mágicos. Falta olhar para a vontade individual e dos outros, coletiva. O caráter é interesseiro. Nada basta para a sua insatisfação crônica. Na relação é pouco grata, dizer obrigada ou desculpa. É geniosa, competitiva.

Traço - 2. Reatividade: Imediatismo reatividade: a pessoa quer tudo para agora, se dizer para a pessoa esperar um pouco, de um tempo para as coisas andarem. A própria ideia de esperar vira uma tortura. A reatividade é marcada por impulsividade cheia de pressa quer se livrar do desconforto emocional. Voracidade emocional que a pessoa diz que é carência mais é um impulso para apressar os outros a fazer o que querem e ceder suas vontades. Mudam toda hora de humor, para terem o que desejam, mesmo deixando um rastro de dor, vão pressionar até conseguir o que querem. Na tentativa de viver sem problemas, a pessoa atropela quem ama. Ficam irritados. A pessoa queixosa, e reclamando da vida, ela está falando desse lugar interno de pressa aborrecida. Quando não tem, quer; e, quando consegue teme perder. Fica emocionalmente instável.

Traço 3. Descontrole emocional: as emoções o dominam. O descontrole emocional é uma posição psicológica que faz a pessoa ser possuída por uma emoção que controla sua maneira de interpretar o mundo e se relacionar com as pessoas.

Essas são algumas das características da Imaturidade Emocional. Vamos continuar a descrever mais algumas no próximo mês. Mas, por enquanto pode-se refletir e analisar se agisse assim em algum momento da vida.

Bibliografia: Mattos, Frederico. Maturidade Emocional:
Porque algumas pessoas agem como adultas e outras não. São Paulo : Planeta, 2021







EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro