Rosama.png
VIVER E CONVIVER

Ética

Por ROSANA CHISTE psicóloga / CRP 1208531

Ética não é adorno ou mero enfeite. Precisamos esclarecer que não existe ética só para uma pessoa. Ética é grupal, de uma coletividade. Mas o que é ética? É um conjunto de valores e princípios que usamos na nossa expressão. Por isso, a ética abrange grupos, e nosso objetivo é uma ética Universal, que todos os homens e mulheres do universo a tenham na sua maneira de gerenciar a sua vida e consequentemente a vida com o outro. Mai isso é ainda muito longe, ainda está numa visão no horizonte.

Se entendemos a ética como princípios e valores da nossa maneira de conduzir a convivência, criamos uma responsabilidade. Pessoas que podemos dizer que são antiéticas (do nosso ponto de vista), mas não deixam de ter princípios e valores no seu modo de gerenciar sua vida.

Um exemplo, "o traficante tem uma ética na qual prejudica o outro" ou "Um pai e uma mãe que abandonou um filho, são irresponsáveis". As vezes se fala de uma forma equivocada: "tal pessoa não tem ética". Tal pessoa não tem a ética que precisamos defender e compartilhar. Por exemplo: alguém que furta, alguém que frauda o orçamento público e por aí afora, tem uma ética que cabe nesse comportamento.

Existe um tipo de gente que não tem ética: aquele que não consegue decidir, escolher, julgar. Por exemplo: pessoas que tem problemas mentais, demência, uma criança muito pequena ou pessoa idosa com problemas de raciocínio. A lei determina como incapaz.

Atualmente a ética de proteção da vida, a ética grupal, que é a mais necessária para a promoção de melhorias da nossa condição, mais, sofre muitas oscilações.

Aumentou muito a ética falsa, é usada apenas para manipular, como frente, na qual se fala o que não se pratica. É o verbo sem a ação. A isso a ética é perigosa, que é o do "cada macaco no seu galho" ou " se estou bem que se dane o resto".

Ou seja, é uma ética egocêntrica, na qual aparece demais a ideia de que "eu me saindo bem?os outros, o que posso fazer? ". Ética na qual o valor e o princípio da solidariedade, da fraternidade, da amorosidade se ausenta com muita facilidade. No dia a dia esse tipo de ética destrutiva se apresenta, nas pessoas que aderem, a ética de conveniência. "Olha eu até faria, mais como é melhor para mim...", "Eu sei que não devia fazer caixa 'dois' para a política, mas, se eu não fizer não consigo financiar a campanha". Tem pessoas que aderem a ética da conveniência, na família, na empresa, na escola, coisa negativa.

A Ética maiúscula é a Ética da Vida Coletiva, e se edifica no exercício da vida de cada pessoa, de cada ação moral ou imorais e nossas intenções sinceras ou cínicas; é o fruto das nossas escolhas e não se queixar das consequências.

BIBLIOGRAFIA: Cortella, Mario Sergio. Não se desespere! Provocações filosóficas. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.







EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro