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QUALIDADE DE VIDA

O que é Whey Protein e para que serve

Proteína que pode estar correlacionada com o estímulo de síntese proteica dos tecidos musculares

O que é Whey Protein?

Whey Protein é um nome comercial que foi dado à proteína feita a partir do soro do leite, extraída durante o processo de transformação do leite em queijo.

Ela é considerada uma proteína de rápida absorção, alta digestibilidade e pode estar correlacionada com o estímulo de síntese proteica dos tecidos musculares, por conter uma alta quantidade de aminoácidos essenciais como: arginina, cisteína, leucina, isoleucina e lisina em sua composição.

Outro fator importante da Whey Protein é sua alta concentração de glutamina e BCAA, e com um relevante a mais, já que comparando grama a grama a Whey Protein com outras fontes de proteínas, ela é a que fornece mais aminoácidos essenciais para o corpo, com baixas quantidades de carboidratos e gorduras.

Neste caso a proteína serve para Hipertrofia (ganho de massa magra), emagrecimento, manutenção da massa magra e para tratamento de algumas doenças.

Tipos de Whey Protein:

Como a Whey Protein é extraída do soro leite, o teor de água ainda é muito grande, chegando a representar 93 a 95% do que foi retirado e apenas 0,7 a 1,2% de proteínas, um valor muito baixo ainda.

Para isso é necessário passar pelo processo de microfiltração e ultrafiltração através de precipitação por ácidos ou bases, com troca iônica ou separação por membranas, resultando em uma maior concentração de proteínas. O que vai resultar em 3 tipos de Whey Protein:

Whey protein concentrado: é recomendado para quem quer ganhar massa muscular sem gastar muito, já que é a opção mais econômica.

Whey protein isolado: sua concentração de proteínas é muito maior se comparada a Whey Protein concentrada, pelo fato de passar por um processo de filtragem muito maior e sofrer troca iônica. É uma ótima opção para quem está em dieta de redução calórica, visando emagrecer ou definir, além de condições especiais como disbiose, intolerância a lactose e cirurgia bariátrica.

Whey protein hidrolisado:

 é uma versão do Whey Protein que passa por uma filtragem minucioso, esse tipo de Whey Protein passa por um processo conhecido como hidrólise, onde é feita a quebra das cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos.

O que facilita e torna ainda mais rápido a absorção desse tipo de Whey Protein pelo organismo.

Principais Benefícios da Whey Protein:

  1. Promove maior retenção de nitrogênio
  2. É primordial para construção de massa muscular, estar num balanço positivo de nitrogênio no organismo.
  3. Estudos mostraram que Whey Protein aumenta a retenção de nitrogênio, ajudando no ganho muscular e ainda auxiliando na manutenção de massa magra, evitando que você perca o que já conquistou!
  4. Ação antioxidante fortalecendo o sistema imunológico
  5. A Whey também possui ação antioxidante, fortalece o sistema imunológico e reduz sintomas de overtraining.
  6. Controle do apetite e saciedade
  7. Quando a ingestão de whey protein é orientada por um profissional e aliada a uma dieta adequada, o seu consumo pode atuar no controle da fome e saciedade através da liberação e bloqueio de alguns hormônios.
  8. Ainda, é importante ressaltar que o consumo proteico aumenta o tempo de esvaziamento gástrico, promovendo maior efeito sacietogênico.
  9. Rápida absorção pelo organismo
  10. E outro fator que é essencial na Whey Protein, é sua rápida absorção, algo de fundamental importância para quem faz uso dessa proteína para hipertrofia e recuperação muscular.
  11. Favorece um ambiente anabólico
  12. Logo após o treino, abrimos o que é chamada de "janela de oportunidades" onde o músculo está mais receptivo a nutrientes, proporcionando um alto grau de absorção de proteínas e seus aminoácidos.
  13. Garantindo com isso um perfeito ambiente anabólico, já que ela por si só, já aumenta a síntese proteica, e imagine depois de um treino intenso.
  14. Melhora o desempenho de praticantes de atividades físicas
  15. Um estudo publicado em 2014 mostrou os efeitos benéficos da suplementação com a proteína do soro do leite (WP), na promoção de saúde e melhora do desempenho ao praticar exercícios aeróbicos.
  16. Diminui o colesterol ruim
  17. Auxilia na redução dos níveis de colesterol "ruim" (LDL), enquanto aumento o chamado "bom" colesterol (HDL).
  18. Tratamento e prevenção de doenças

O suplemento por ser rico em proteínas e cálcio e baixo ou quase zero em gorduras e carboidratos (dependendo da versão), é usado em dieta de restrições alimentares para pacientes enfermos, prevenção e tratamento de osteoporose e doenças autoimunes, já que melhora o sistema imunológico como já dito aqui.

Bons treinos!!!

Referências: https://treinomestre.com.br http://hipertrofia.com/







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