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QUALIDADE DE VIDA

Motivos para praticar musculação e como evitar lesões nos treinos

Evitar lesões é uma das principais preocupações de quem treina musculação

  1. Ao fazer musculação regularmente, há uma enorme melhora na parte estética, pois trabalhando os músculos você modela o corpo, deixando-o mais firme e bonito. A musculação ajuda a eliminar gordura e aumenta a massa muscular, fazendo com que você fique mais bonito.
  2. Com a musculação, você pode aumentar muito a sua força muscular, ao treinar, você exercita não só seu corpo, mas também o cérebro, que fica mais eficiente no comando da massa muscular.
  3. A musculação torna o coração mais saudável. A musculação treina o coração para esforços intensos, enquanto os exercícios aeróbicos preparam o coração para atividades suaves e prolongadas.
  4. A musculação também melhora a postura, pois a maioria dos casos de dores nas costas está relacionada à fraqueza muscular e à falta de flexibilidade.
  5. Você vai melhorar sua autoestima, ficando mais bonito, ágil, saudável, confiante e de bem consigo mesmo.
  6. O sono e o bem-estar são beneficiados. Depois de fazer uma atividade aeróbica, é normal você se sentir mais ágil e disposto.
  7. A musculação rejuvenesce. A partir dos 30 anos, começamos a perder massa muscular, o que pode chegar a uma redução de 30% de massa magra até os 80 anos. Todos nós envelhecemos, mas quem faz musculação e exercícios com peso retarda esse processo.
  8. A musculação ajuda a emagrecer. A longo prazo, os exercícios com peso apresentam um importante papel, pois aumentam a taxa metabólica basal, ou seja, a quantidade de calorias necessárias para se manter vivo, em repouso.
  9. Com a musculação, você ameniza e muito a celulite, pois, aumentando a massa muscular, sua pele fica mais lisa.
  10. Você pode evitar doenças como: osteoporose, artrose diabetes e outras.

Osteoporose - A musculação estimula a produção de células ósseas, fixando cálcio e aumentando a densidade dos ossos.

Artrose (desgaste das articulações) - Quando os músculos são fortalecidos, propiciam uma maior estabilidade às articulações, promovendo menor desgaste entre os ossos.

Diabetes - Quanto maior é a sua massa muscular, mais o organismo queima glicose (substância que, em excesso no sangue, causa a diabetes).

Dicas para evitar lesões nos treinos de musculação

Evitar lesões é uma das principais preocupações de quem treina musculação. Então, aqui estão algumas dicas que podem ajuda-lo:

Aquecimento

O principal fator na prevenção de lesões é o aquecimento. Exercícios de aquecimento preparam o corpo para enfrentar o que vem a seguir. Ele relaxa os músculos e ajuda a regular a circulação sanguínea adequada para as articulações e músculos. Assim, procure realizar cerca de 15 à 20 repetições do primeiro exercício que fará, com uma carga bem moderada.

Execute os movimentos corretamente

Não importa quais exercícios você prefere, apenas se preocupe em executá-los com uma boa técnica. Se você é novo na academia, passe por uma sessão de adaptação antes de iniciar sua série. Exija um acompanhamento.

Nunca tente competir

Competir com praticantes mais avançados é uma tentação comum de quem pratica musculação. Você já deve ter se deparado com pessoas que entraram na academia há um mês e estão tentando levantar mais peso que o cara mais forte do local. Bom, se você é uma dessas pessoas, aconselho que mude seus conceitos, pois essa é uma das melhores maneiras de se lesionar rapidamente. Treine para você, não para os outros.

Determine seus limites

Antes de iniciar um novo exercício, tente determinar os seus limites. Comece com um peso que você sabe que aguenta, e aumente progressivamente até o que considera ideal. Alguns exercícios são enganosos, parecem bem fáceis e quando você vê, não é o que parece. Outro ponto importante é evitar o excesso de treinos. Evite passar horas na academia. Lembre-se: treinar muito não é sinônimo de treinar bem, 45min de Musculação você realiza um bom treino.

Observe os sinais

Prestar atenção nos sinais é, provavelmente, a melhor maneira de evitar uma lesão futura. Se você perceber uma dor estranha após um treino intenso, pare imediatamente e descanse por 1-2 dias até que ela desapareça.

Capriche na dieta

Estar bem alimentado é fundamental para que você tenha energia suficiente para executar os exercícios corretamente e evitar uma hipoglicemia enquanto treina.





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