Alan.png
MUSCULAÇÃO

Entenda sobre Catabolismo e Anabolismo

O entendimento da relação anabolismo muscular X catabolismo muscular é fundamental para quem deseja ganhar massa muscular

Catabolismo muscular

O Catabolismo Muscular é um processo reverso na musculação, onde existe um desgaste excessivo da musculatura, ou seja, uma degradação da massa muscular corpórea. Ele acontece devido à soma de alguns fatores como: Excesso de atividade física, má alimentação, falta de descanso e outros fatores que possam influenciar na limitação da recuperação física, como doenças e viroses.

O entendimento da relação anabolismo muscular X catabolismo muscular é fundamental para quem deseja ganhar massa muscular. O funcionamento do organismo depende de uma série de reações bioquímicas que ocorrem em nossas células. Essas reações são conhecidas como reações metabólicas. O metabolismo pode ser dividido em dois estágios, com objetivos e resultados opostos: o anabolismo e o catabolismo.

Anabolismo muscular

O anabolismo ou metabolismo construtivo é o conjunto de reações que implicam a construção de moléculas a partir de outras, acarretando o crescimento, regeneração e manutenção de tecidos e órgãos.

Para que uma reação anabólica ocorra, é indispensável a presença de substratos energéticos. Alguns exemplos de anabolismo são a síntese de proteínas a partir de aminoácidos dentro do tecido muscular e a formação de estoques de glicogênio através de moléculas de glicose.

Em termos práticos, o anabolismo ocorre quando você ingere nutrientes adequados antes e após seu treino. Ao final da atividade física, seu corpo precisa repor o que foi gasto durante o treinamento, sobretudo os carboidratos, que serão convertidos em glicose, e as proteínas, que fornecerão os aminoácidos necessários para a hipertrofia muscular.

Fatores que favorecem o anabolismo

  • Alimentação adequada, principalmente de alimentos ricos em proteínas. Recomenda-se que a proteína seja ingerida juntamente com um carboidrato após o treinamento e sozinha à noite. Agindo assim, você favorecerá a síntese proteica.
  • Treinamento adequado, com o intuito de ganho de massa muscular. Em outras palavras, muita intensidade e pouco volume procurem treinar num período menor que 1 hora.
  • Uma boa noite de sono.
  • Em uma reação catabólica, o contrário acontece. Ao invés de construção, acontece a quebra de substâncias complexas em substâncias mais simples.

A "quebra" das proteínas do tecido muscular para obter energia é um exemplo de catabolismo. De uma forma bem simples podemos afirmar então, que o anabolismo é a construção e o catabolismo é a destruição.

Fatores que favorecem o catabolismo

  • Treinamento longo e extenuante. A sessão de treinamento não deverá exceder 60 minutos;
  • Alimentação inadequada. Treinar com fome ou mais de duas horas depois da última refeição. Aconselha-se ingerir uma fonte de carboidrato antes da sessão de treinamento. Após o treinamento demorar em ingerir alimentos também favorece o catabolismo;
  • Sono inadequado ou insuficiente;
  • Ingestão de bebida alcoólica.
  • Associando o catabolismo ao treinamento, se você malha sem energia suficiente (ou seja, sem ter se alimentado), o organismo tentará suprir sua carência energética destruindo suas próprias reservas. Nesse caso, aminoácidos e glicose serão utilizados para fornecer energia.

Balanço metabólico

O anabolismo e o catabolismo ocorrem de forma alternada em nosso organismo. O resultado dessas reações em um determinado período é denominado Balanço Metabólico.

  • Quantidade de anabolismo > catabolismo = Balanço metabólico positivo
  • Quantidade de anabolismo < catabolismo = Balanço metabólico negativo
  • Quantidade de anabolismo = catabolismo = Balanço metabólico nulo

As reações metabólicas de anabolismo e catabolismo estão intimamente relacionadas, uma vez que uma depende da outra para ocorrer. Em um treinamento, é errada a ideia de que é possível "crescer" ou ganhar massa muscular durante a atividade física. O momento do treino é essencialmente catabólico e somente sua postura (tipo de treinamento, alimentação, descanso etc.) determinará resultados positivos futuros quanto à hipertrofia muscular. É em períodos de descanso que o organismo sofrerá reações anabólicas. Quem deseja ganhar massa muscular deve, portanto, direcionar o seu treinamento para promover o anabolismo e procurar evitar ao máximo o catabolismo muscular. Existem alguns suplementos alimentares que chamamos de anti-catabólicos, estes suplementos tem como função evitar a perda de massa muscular, mas vale lembrar que eles apenas auxiliam neste processo e que nada substituirá uma boa alimentação e o descanso necessário.

Referência: http://planetadocorpo.com







EDIÇÕES IMPRESSAS



1218217951.png

 

Cabeço Negro
Rua 20, número 60 - sala 01 = Loteamento Helena B. Morro
Apiúna  - SC - Brasil
89135-000

Copyright © 2011. Todos os direitos reservados | Cabeço Negro